segunda-feira, 7 de março de 2016

Dinâmica da Lição 11: O Jovem e a Comunidade (Jovens)



Dinâmica: A Convivência na comunidade cristã

Objetivo:
Conscientizar aos alunos da importância da boa convivência na comunidade cristã.

Materiais didáticos:
Bexigas (balões) Coloridas
Papeis recortados

Atividade didática:
Antes da aula:
Recorte pequenos pedaços de papeis e escrevas em cada um deles as coisas consideradas importantes para uma boa convivência em comunidade, tais como: Fé, amor, comunhão, tolerância, empatia, união, respeito, benevolência, etc. Em seguida coloque cada palavra em bexigas separadas.
Durante a aula:
Inicie fazendo a seguinte indagação: Na vida cristã fé e obras podem conviver de forma separadas? Por quê? Forme um debate entre eles sobre o assunto. Logo após distribua as bexigas entre os alunos (não esqueça que dentro das bexigas devem conter os papeis) solicite que eles encham em tamanho rasurável para não estourar. Peça que eles joguem as bexigas ao ar com as mãos e não as deixem cair. Quem deixar cair estará sendo desqualificado para viver na comunidade cristã (Observe que eles farão todo esforço para que as bexigas não caiam). Deixe que eles brinquem durante uns três minutos. Após os três minutos mande que eles estourem as bexigas e leiam o que está escrito no papel que estava dentro da bexiga. Explique que para as bexigas se sustentar no ar com os papeis dentro foi preciso muito esforço por parte de cada um. Diga que na vida cristã em comunidade também acontece a mesma coisa. Peça que os alunos releiam os papeis em voz alta e em seguida explique o que entende da palavra que leu. Após a leitura e explicação diga: Quem nunca sofreu problemas e dificuldades de se manter um bom relacionamento não é mesmo? Seja ele em casa, no trabalho, na escola ou na própria igreja. Essas são algumas das características fundamentais para uma boa convivência em uma comunidade cristã.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital


Dinâmica 02: Faço parte do Corpo de Cristo

Objetivo: Refletir sobre os membros do corpo de Cristo, a atuação dos dons para edificação da Igreja.
Material:
01 folha de papel madeira
01 rolo de fita adesiva
01 pincel atômico

Procedimento:
- Organizem previamente(antes da aula), um desenho do contorno de uma pessoa em uma folha de papel madeira.
- Coloquem este desenho fixado no quadro ou parede ou cavalete.
- Perguntem: Quais os membros de um corpo?
Aguardem as respostas e acrescentem outros se não foram citados.
- Depois, afirmem: A Bíblia afirma que somos membros do corpo de Cristo, isto é, a igreja.
- Depois, leiam: “E ele é a cabeça do corpo, da igreja...” (Colossenses 1:18a).
Escrevam na cabeça do corpo a palavra CRISTO.
- Depois, leiam I Co 12.12, 18, 22, 25, 26 e 27:
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”.
- Agora, escrevam os nomes dos alunos no desenho do corpo.
- Falem: Nós fazemos parte do corpo como membros que tem dons e atua no serviço cristão buscando a edificação do corpo de Cristo, promovendo o crescimento da Igreja.
- Para finalizar, leiam: “
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor” (Efésios 4:15-16).
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão
Fraco, mas indispensável!
            De tempos em tempos vamos às lojas e compramos um par de calçados novo. Escolhemos o que mais gostamos, experimentamos e o levamos para casa satisfeitos.
Escolhemos uma data especial para inaugurar o calçado e lá vamos nós exibindo a novidade. Porém, ao voltarmos, trazemos às vezes conosco uma dor nos pés e avistamos uma bolha. É pequena, frágil, mas todo o corpo sente aquela dorzinha incomodando. (...)
            A Bíblia usa a figura do corpo humano para exemplificar o corpo de Cristo – a Igreja, mostrando que todas as pessoas têm valor diante de Deus; mesmo sendo diferentes em alguns aspectos, e mesmo que cada um desempenhe um papel diferente do outro. Todos os cristãos juntos formam este corpo de Cristo. Cada pessoa é um membro do corpo. Cada membro tem pelo menos um dom a ser desenvolvido, ou seja, uma atividade a ser realizada no Reino de Deus. Todos os membros são importantes, qualquer que seja seu dom. (...)


Fonte do texto: Nosso Pão Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário