segunda-feira, 21 de março de 2016

Dinâmica da Lição 13: O Jovem e a Lei do Amor (Jovens)

Dinâmica: O Mandamento do Amor

Objetivo:
Levar os alunos a exercitar o amor cristão

Material didático:
Perguntas sugeridas logo abaixo

Atividade didática:
Para a aula de hoje sugerimos que você divida a classe em três grupos. Certamente, os alunos vão apreciar a possibilidade de discutir esse tema. Entregue a cada grupo uma série de perguntas, conforme sugerimos logo abaixo. O grupo deverá discutir e encontrar as respostas. O procedimento, no final, será da seguinte forma: os três grupos se reúnem e cada um apresenta suas conclusões.
Para o sucesso do trabalho alguns cuidados são necessários:
a. escolher um líder que realmente comande o grupo;
b. ter cuidado com o monopólio por parte de alguns alunos que costumam dominar as discussões;
c. estar atento ao tempo disponível.
d. ter pelo menos 6 alunos em sala.

Grupo 1 - As características do amor verdadeiro
a. Por que o amor verdadeiro é somente aquele cuja origem está em Deus?
b. O amor verdadeiro pode ser imposto? Como se manifesta a sua espontaneidade?
c. Por que o amor pressupõe dar, doar-se?
d. Por que não se pode medir a dimensão do amor?
e. É possível ser cheio de amor e não mostrar as evidências desse amor? Por quê?
Grupo 2 - As manifestações do amor
a. Qual a maior prova do amor de Deus e o que isso nos ensina em relação ao nosso próximo?
b. Qual a atitude de Deus, quando a pessoa comete algum erro? Devemos agir assim?
d. As pessoas teriam condições de amar na extensão da medida do amor de Deus? Por quê?
e. Quais os impedimentos para que a pessoa manifeste amor?
Grupo 3 - A atividade contínua do amor de Deus
a. Qual o objeto do amor de Deus? Ele nos ama coletiva ou individualmente?
b. O amor de Deus elimina a necessidade do amor entre irmãos? Por quê?
c. Como podemos entender que o amor seja um dos aspectos do sacerdócio cristão?
d. É possível escolher a quem se amar? Por quê?
e. Como podemos amar a quem não conhecemos ou a quem não vimos?
IMPORTANTE: Após as apresentações faça o fechamento do assunto trazendo uma palavra final, e tirando algumas dúvidas.
Encerre a dinâmica dividindo a turma em dois grupos: grupo das meninas e grupo dos meninos. Dê aos grupos a tarefa de arrecadar alimentos não perecíveis durante a semana. Ganhará o grupo que arrecadar a maior quantidade de quilos. Você pode idealizar um premio para o grupo vencedor. Os alimentos arrecadados devem ser entregues ao serviço social da igreja.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Adaptado por Roberto José


Dinâmica 02: A Marca do Discípulo

Objetivo: Refletir sobre o amor – a marca do discípulo de Jesus.
Material:
01 coração pequeno para cada aluno

 Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Nós fomos alcançados pelo amor de Deus.
- Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
- Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo qual fomos alcançados.
- Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.
- Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
 Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.



Por Sulamita Macedo.

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