segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Dinâmica da Lição 10: O Jovem e a Consagração (Jovens)


Dinâmica: Escolhendo a santidade

Objetivo: Refletir sobre a necessidade de um posicionamento quanto à santificação.

Material:
01 caixa
01 chocolate ou bala para cada aluno
Versículo digitado: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
01 grampeador

Procedimento:
Antes da aula:
Prendam o versículo no chocolate utilizando o grampeador
Coloquem dentro da caixa
Na aula:
- Apresentem uma caixa, não falem o que tem dentro.
- Façam um certo suspense e depois perguntem se alguém tem coragem de colocar a mão dentro caixa.
Façam uma contagem, escrevendo a quantidade dos:
Que vão colocar a mão dentro da caixa
Que não vão colocar a mão dentro da caixa
Que estão indecisos
É interessante que haja estes 03 tipos de pessoas.
- Depois, peçam para que os alunos que decidiram colocar a mão dentro da caixa, para que com cuidado ponham a mão dentro dela.
Isto deve acontecer com todos os alunos que responderam afirmativamente. Orientem para que não falem sobre o que pegaram.
Neste momento, pode acontecer de algum aluno desistir. Tente convencê-lo, mas se houver resistência, não insista.
- Falem: Nesta atividade, vocês tiveram 03 posicionamentos. Dessa mesma forma, as pessoas possuem 03 ações diferentes quanto a santificação. Uns escolhem uma vida de santidade, outros não querem e outros ficam indecisos, cambaleantes. Mas, Deus requer de nós um posicionamento quanto a uma vida de santidade.
- Para concluir, abram a caixa e entreguem para eles um chocolate, com um versículo fixado com grampeador: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).


Por Sulamita Macedo.


Dinâmica 02: Consagração
Objetivo:
Mostrar a necessidade do crente em fazer uma entrega completa a Deus.

Material didático:
Quadro
Papel 40 kg
Papel ofício ou A4
Lápis ou caneta
Figura de um jovem
Fita adesiva
Uma lixeira

Atividade didática:
Inicie mostrando que na Bíblia encontramos o povo de Deus consagrando de tudo: pessoas (Ex 22. 31); vestes sacerdotais (Ex 29. 29); campos (Lv 27. 21); ofertas (Dt 12. 26); dinheiro e utensílios (Js 6. 19); animais (Lv 8:22; 2 Cr 29. 33); o dia (Ne 8. 9); lugares (Jr 31. 40); Consagração a uma atividade especial (At 6:4). Isso mostra que devemos consagrar todas as coisas a Deus em um ato de fé e de busca da vontade Dele.
- Cole a figura do jovem na folha de papel 40 kg. Em seguida fixe a folha no quadro.
- Distribua folhas de papel ofício para os alunos.
- Solicite dos alunos que escrevam ações que normalmente as pessoas praticam quando estão se consagrando a Deus e ações que não deveriam ser praticadas no momento da consagração. Informe que não tem problema escrever todas juntas.
- Peça para que os alunos recortem essas ações e fixem os papéis com fita adesiva em cima da figura do jovem.
Em seguida diga que a palavra consagração significa separação e dedicação. Ser consagrado a Deus é ser separado e dedicado exclusivamente para Deus. É um processo aonde vamos nos desligando de tudo que não pertence ao Senhor, e vamos nos envolvendo com tudo que provém dos céus. Consagrar significa separar e dedicar uma pessoa ou algo a Deus. Tudo aquilo que é consagrado é separado e dedicado para o serviço ao Senhor, para honrar Deus, para a santificação de Seu nome. Não é pouca coisa, é algo extremamente sério e profundo.
- Solicite para que os alunos retirem e coloquem na lixeira os papéis contendo atitudes que não condizem com uma vida consagrada a Deus. Antes de colocar na lixeira leia para que todos ouçam que atitudes são essas. Informe que colocar na lixeira significa a retirada, o descarte daquilo que não serve para o cristão que deseja viver uma vida de consagração ao Senhor, simbolizando a limpeza, a pureza, a consagração requerida por Deus para os salvos.
- Agora, fale:
Já que foram retiradas as coisas inadequadas para uma vida de consagração, então vamos agora ler em cima do corpo aquilo que deve permanecer: o que é bom e apropriado para o cristão viver uma vida consagrada ao Senhor. Consagração é, ao mesmo tempo, se separar do mundo e se envolver com Jesus. Como diz o texto de Romanos 12.1: "...apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus...".
SACRIFÍCIO VIVO: fala da nova vida que só pode vir por meio de Jesus! Somente quem nasceu de novo pode se apresentar como sacrifício vivo.
SACRIFÍCIO SANTO: é uma oferta com base na santidade de Deus. Você não pode querer se dedicar a Deus se tem vivido uma prática de pecado ou vivido na mistura e contaminação das coisas desse mundo. Deus só recebe o que é santo. Oferta manchada não serve porque nosso Senhor é Santo!
SACRIFÍCIO AGRADÁVEL: é aquele que tem como base a vontade de Deus e não nossa própria vontade! Isso significa que a satisfação daquilo que queremos não é consagração. A disposição de buscar a vontade de Deus e decidir viver segundo o que Ele quer é um sacrifício agradável!
- Para finalizar, diga:
Quais são os resultados de uma verdadeira Consagração?
* Nós nos tornamos propriedade exclusiva de Deus (I Pe 2:9)
* Descobrimos qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:1-2)
* Tornamo-nos santos, separados para Deus (Lv 27:28)
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Escriba Digital

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