segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Dinâmica da Lição 08: Cristo e a Graça (Jovens)


Dinâmica: Caixa de Presente

Objetivo: Refletir sobre a Graça de Deus que é para todos.

Material:
01 caixa de presente
Balas ou chocolate(01 para cada aluno)
Versículo digitado em tamanho pequeno – Tito 2.11 “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos e os homens”.
Frase digitada da largura da caixa: “Este presente não é somente seu, distribua com os colegas”.
Papéis para sorteio

Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Fixem os versículos nas balas com grampeador, se preferir vocês podem colar.
- Escrever o nome dos alunos para o sorteio.
- Arrumem a caixa da seguinte forma:
As balas no fundo da caixa.
Por cima das balas, coloquem a frase digitada no papel da largura da caixa: “Este presente não é somente seu, distribua com os colegas”.
DURANTE A AULA:
- Apresentem a caixa de presentes.
- Falem que na caixa há algo muito importante.
- Falem: Quem deseja receber este presente?
- Façam o sorteio do presente.
- Orientem ao ganhador para que ele abra caixa de presentes.
O aluno deverá abri-la e realizar a orientação contida na caixa, já descrita acima.
- Depois, os alunos deverão ler o versículo que está pregado na bala.
- Para concluir falem, a salvação pela Graça é para todos, é um presente muito valioso que recebemos de Deus. Da mesma forma, que o presente(apresentem a caixa) não era somente para um, mas para todos vocês, assim também a salvação para todos quantos aceitam a Cristo.
- Agora, iniciem o estudo sobre a justiça de Deus, que encontramos somente através de Jesus, a graça de Deus manifestada.


Por Sulamita Macedo.

Dinâmica 02: A Graça de Deus
Objetivo:
Compreender que somos perdoados e salvos não por obras meritórias, mas pela graça de Jesus.

Material didático:
Alguns bombons.
Quadro de giz.

Atividade didática:
Escreva no quadro de giz as seguintes perguntas: "Qual o tema central desta lição?" , "O que significa a palavra graça?", "Quantas vezes a palavra graça existe na Bíblia?", "Qual a maior manifestação da graça de Deus ao homem?" e “A graça de Deus se revela à humanidade de duas maneiras fundamentais. Quais são elas?” Escolha cinco alunos para que respondam. Mesmo que os alunos errem as resposta, diga: "Muito bem! Recebam um prêmio". Dê um bombom para os alunos que participaram. Na sequência, enfatize que, na verdade, eles não mereciam o bombom, pois não acertaram as respostas, porém você decidiu presenteá-los. Explique que assim é a graça de Deus. Graça significa "favor imerecido". Diga que ninguém é salvo e recebe as bênçãos de Deus porque é bom. A salvação e as bênçãos são presentes gratuitos de Deus. Não recebemos a salvação porque tivemos um bom desempenho. Nós não merecemos, mas por causa da misericórdia, do amor, da compaixão e da bondade e da graça de Deus. Em seguida, leia e discuta com os alunos os seguintes textos: Efésios 2.8,9; Tito 3.5; Romanos 3.20. Conclua mostrando que Deus é em sua essência justiça e vida. Ainda que não temos como fazer nada para receber Seu perdão e a sua salvação, Ele nos salvou apenas pela fé que depositamos nele. Isso é misericórdia, graça, ou seja, favor imerecido.

Respostas das perguntas:
-Qual o tema central desta lição?  R. A graça de Deus
-O que significa a palavra graça? R. Favor imerecido
-Quantas vezes a palavra graça existe na Bíblia? R. 217 vezes
-Qual a maior manifestação da graça de Deus ao homem? R. A salvação Tt 2.11.
-A graça de Deus se revela à humanidade de duas maneiras fundamentais. Quais são elas? R. Graça comum e graça especial.
Texto: Mergulhe no oceano da graça
Diz-se que, antes de um rio cair no oceano ele treme de medo.
Olha para trás, para toda a jornada, os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece. Porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano.
No reino espiritual também é assim. A salvação é como entrar no oceano. Quando mergulhamos nela, nos tornamos mais que oceanos. Sabe por quê? Porque passamos, não somente a ser grandes, mas também a ser eternos e ter comunhão com o Pai, por isso podemos chegar com confiança e sem reservas ao trono da graça. Há abundante graça de Deus para sua vida, desfrute-a!
Texto extraído do Estudo da Célula – Igreja da Paz Fortaleza
Dinâmica adaptada por Escriba Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário