segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Dinâmica da Lição 02: A Necessidade dos Gentios (Jovens)

Dinâmica: Idolatria não!

Objetivo: Introduzir o estudo sobre idolatria.

Material:
Retratos dos alunos do RG ou Carteira de motorista

Procedimento:
- Peçam a alguns alunos para apresentar uma foto deles, que pode ser do RG ou da Carteira de Motorista.
- Recolham estes documentos.
- Comecem a mostrar para turma a foto de cada aluno e perguntem de quem é.
Os alunos que apresentaram as fotos devem permanecer calados.
Certamente os demais colegas vão identificar as fotos falando que é de fulano, de beltrano...
- Agora, perguntem:
O que levou vocês a relacionarem as fotos com as pessoas?
Certamente vão responder que a foto retrata a imagem da pessoa.
- Agora, observem esta situação:
Se um aluno não viesse para a Escola Dominical e mandasse uma foto ou um objeto que lembra ele, isto representaria a pessoa? Ele estaria presente na EBD?
Certamente os alunos vão responder negativamente.
- Agora, reflitam com os alunos:
Na 1ª situação, há um ser material – a pessoa humana, que pode ser retratada. Mas, como podemos ter uma imagem ou uma escultura que retrate Deus, sendo Ele espírito?
Qual a necessidade de uma foto, uma escultura ou qualquer outro objeto para representar Deus?
Uma foto ou objeto de uma pessoa não a representa, imaginem Deus ser representando e idolatrado através de objeto de culto.
- Falem: É sobre a proibição da idolatria de acordo com a Bíblia um dos temas da aula de hoje.

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Da teoria para a prática

Objetivo:
Levar os alunos a fugir do conhecimento apenas teórico para o prático.
Material didático:
Quadro de giz
Papel 40 Kilos
Canetas hidrográficas
Projetor de multimídia (retroprojetor).
Atividade didática:
Escreva no quadro: Céu – O que mais almejo lá? Solicite dos alunos que compartilhem o que mais almejam do céu, como imaginam que ele seja e o que gostariam de fazer ao chegar lá. Faça uma lista no quadro (Ex.: Almejo não ver mais violência, não ter mais tristezas, rever um amigo, conversar com Jesus, andar nas ruas de ouro, etc.). Em seguida questione: Será que com um conhecimento apenas teórico de Deus e Sua Palavra podemos realizar esse sonho? Por quê? Ouça-os atentamente.
Depois faça a leitura de Hebreus 3.7-19 com a classe. Prepare slides ou cartazes do quadro logo abaixo:


ISRAEL
HEBREUS
NÓS
Escravizados pelo Egito.
Escravos do judaísmo.
Escravos do pecado.
Deixaram o Egito cheios de esperança.
Deixaram o judaísmo e abraçaram o cristianismo com muita alegria.
Deixamos a velha vida e a velha religião e abraçamos Jesus com entusiasmo e disposição.
Vacilaram na fé diante da dificuldade da jornada.
Vacilaram na fé por causa das perseguições e do apego às tradições judaicas.
Podemos vacilar na fé se tivermos um conhecimento de Deus apenas teórico e não experimental.
Tentaram voltar ao Egito.
Tentaram voltar ao judaísmo.
Alguns de nós estamos voltando as antigas práticas mundanas por não vivermos um conhecimento experimental do Evangelho.
Pereceram no deserto por causa da incredulidade.
Iriam fracassar na fé se insistissem na incredulidade.
Corremos o risco de perder as bênçãos do céu se vivermos um evangelho apenas teórico.

Destaque que o cristão teórico é “profundo” conhecedor da Bíblia. É capaz de citar muitos versículos, e até textos extensos de cor; geralmente se considera um intelectual e tem boa formação acadêmica. Gosta muito de discutir assuntos chamados polêmicos e tenta deixar bem claro o seu ponto de vista sobre os mesmos.  Fala  sempre nas reuniões, principalmente nas que são separadas para o estudo do livro que ele “tão bem conhece” e faz questão que todos saibam disso.
Na verdade, o cristão teórico só tem casca; vive de aparências, é um boneco de barro sem o sopro de vida; é apenas um ouvinte, ou melhor, um leitor da Palavra que ainda não foi despertado para a sua prática. Segundo Jesus Cristo eram assim os Fariseus, conheciam as leis, impunham-nas aos outros, mas não as praticavam, por isso, foram chamados apropriadamente pelo Mestre de hipócritas. Esse tipo de cristão precisa viver o conhecimento experiencial das Escrituras.   


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Adaptada por Escriba Digital

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