quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Dinâmica da Lição 03: A Necessidade Espiritual dos Judeus (Jovens)


Dinâmica: Sem máscara da hipocrisia

Objetivo:
Refletir sobre a importância das ações verdadeiras sem a máscara da hipocrisia.
Introduzir o estudo sobre a necessidade dos judeus de abandonar a hipocrisia.

Material:
Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35
06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.

Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35.
“E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar”
- Enquanto o narrador estiver lendo a parábola, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e solidariedade.
- Perguntem: Através deste exemplo, como poderia ser uma ação de bondade com hipocrisia e sem hipocrisia?
Aguardem as respostas.

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Cego guiando outro cego

Objetivo:
Mostrar que tanto judeus como gentios estavam em uma mesma cegueira espiritual.
Conscientizar os alunos de que não podemos ensinar a outros um evangelho que não praticamos.

Material didático:
Duas vendas para os olhos

Atividade didática:
informe ao grupo: “Gostaria de três voluntários para fazer um passeio de reconhecimento na sala (limitar o ambiente para não causar transtornos com outras salas). Só que existe uma condição: Dois alunos estarão cegos. Para o cego teremos um guia também cego, e para dupla, um observador guia dos dois cegos”. O professor dá alguns minutos para que o trio se prepare, vendando os alunos que serão conduzidos. O primeiro aluno vendado inicia o giro pela sala com a orientação do guia cego que será orientado por um terceiro aluno sem a venda nos olhos. Todos deverão vivenciar os três papéis e, em seguida, reunirem-se na sala. Após fazer o giro pela sala e, retornando aos seus lugares, inicia-se o relato dos sentimentos, perguntando, por exemplo:
• Como vocês se sentiram quando na posição de cegos? • Como se sentiu enquanto guia? Deixa-se que o grupo extravase seus sentimentos em cada fase da vivência. De forma natural, o professor começa a abordar como se desenvolveu a experiência questionando a sala, por exemplo:
• O que vocês puderam perceber na condição de observadores?
• Que incidentes ocorreram que mais chamaram a atenção?
• Houve algum momento em que você, como cego, ficou com receio de seguir o seu guia?
• Houve algum momento em que você, como guia, sentiu que seu parceiro não queria segui-lo? Na medida em que o grupo tenha extravasado todos os sentimentos e relatado todo o desenvolvimento da experiência, o professor inicia uma correlação com a realidade do espiritual.
Mostre que o povo judeu apesar de religiosos, eles estavam vivendo uma verdadeira cegueira espiritual, pois professavam honrar a Sagrada Escritura, mas realmente exaltavam a tradição judaica acima da Palavra de Deus. E a maior prova de sua cegueira espiritual é o fato de que eles persistem em rejeitar seu próprio Messias, Jesus. Diga que o cego representa os gentios e o outro cego o povo judeu e o guia representa a Palavra de Deus. Fale que o povo judeu, por se achar em um nível espiritual superior, queria guiar os gentios, mas na visão de Paulo eram um cego guiando outro cego. Judeus e gentios precisavam de um guia maior que era a Livro Santo.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital

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