terça-feira, 26 de julho de 2016

Lição 05: Predições de Juízo e Glória (Jovens)



Dinâmica: Escapando do Juízo Final

Objetivo:
Refletir a respeito da forma pela qual podemos escapar do juízo final.

Material didático:
1 folha de papel 40 kg
Pincel atômico
Lápis ou canetas
Papel A4 ou ofício

Atividade didática:
Antes da aula:
Confeccione um cartaz em folha de papel 40 kg as seguintes informações:

PESSOAS E ELEMENTOS DO JUÍZO FINAL
Juiz: Jesus Cristo.
Réus: Todo os que rejeitaram a graça de Deus para viver uma vida de pecado.
Advogado: Não haverá.
Acusação: Vida de pecado.
Provas: Livro com registro de nossos atos e pensamentos
Sentença: Condenação
Local para cumprir a sentença: Lago de Fogo
Tempo: Eternidade.

Durante a aula:
- Explique que em um julgamento, há um juiz, um réu, advogados, acusações, provas, sentença, local e tempo para pagar a pena.
- Em seguida apresente o cartaz com esses dados de forma mais esclarecedora. Após a exibição e explicação divida a turma em dois grupos. Após a divisão, Informe a turma que o homem moderno não gosta de pensar em Deus em termos de ira, raiva e juízo final, e prefere modelá-lo por suas próprias inclinações, dando a Deus as características que O quer ver possuindo. Tenta refazer Deus, a fim de que Ele se ajuste ao seu próprio pensamento afetivo, reconfortando-se em seus pecados. Esse “deus” moderno apresenta os atributos de amor, misericórdia e perdão sem justiça, o que quer dizer ausência de julgamento e de punição pelo pecado, no entanto, os motivos pelos quais a Bíblia apresenta para mostrar sobre as pessoas que irão enfrentar esse tribunal são dois: Rejeição a graça de Deus e escolheram viver uma vida de pecado. Agora dê a cada grupo a seguinte tarefa: O primeiro grupo irá escrever quando é que o cristão pode está rejeitando a graça de Deus, e o segundo o que fazer para não viver uma vida de pecado. Dê a cada grupo cinco minutos. Logo após cada grupo deverá apresentar as suas conclusões. Faça a ressalva que achar necessário.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Roberto José

http://www.ensinadorcristao.com.br 





Dinâmica: Uma mensagem para você

Objetivo: Contextualizar o tema da aula para a vida dos alunos.

Material:
01 pedaço pequeno de papel para cada aluno
¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
01 caneta

Procedimento:
- Entreguem para cada aluno e pequeno pedaço de papel e solicitem que escreva o nome dele.
- Recolham os papéis, dobrem e distribuam para os alunos(um para cada aluno).
- Orientem que eles devem abrir o papel e ler; caso tenha recebido seu próprio nome deve trocar por outro com nome de um colega.
- Entreguem para cada aluno ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que escrevam uma mensagem para a pessoa que ele tem no papel.
- Em seguida, falem: Estudamos na aula de hoje sobre mensagens de juízo e glória para o povo de Deus.
 Vocês escrevam uma mensagem para os colegas da classe. Que tal agora, entregar a mensagem?
- Depois, os alunos se desejarem podem socializar a mensagem que recebeu, revelando o nome de quem escreveu.

Por Sulamita Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário