segunda-feira, 16 de maio de 2016

Dinâmica da Lição 08: A comunicação na família (Jovens)



Dinâmica: Aperfeiçoando a comunicação

Objetivo:
Compreender que saber o que vai falar é um requisito indispensável para uma boa comunicação.

Materiais didáticos:
Papel A4 ou ofício
Caneta
Frases digitadas

Atividade didática:
Solicite que os alunos se organizem em duplas, ocupando todo espaço da sala. Entregue a cada dupla meia folhe papel e caneta, para que sejam relacionadas frases que eles ouvem frequentemente em família e que julgam agressivas, ofensivas ou que causam incômodo.
Solicite a cada dupla que, das frases relacionadas, selecione a mais chocante para apresenta a classe. Depois que a frase estiver sido selecionada, solicite que as duplas encontrem uma forma mais cortês de dizer a mesma frase.
Cada dupla lê para o grupo a frase original e a frase transformada.
Cada dupla comenta o que descobriu ao fazer as comparações entre as maneiras diferentes de dizer a mesma coisa, refletindo sobre as diferenças entre as frases originais e as transformadas e os sentimentos após elas.
Informe que está mais do que claro que a harmonia familiar é muito importante para a saúde física, mental e emocional de todos os membros. O amor é essencial. Mas o dialogo é fundamental. O cuidado no falar, a análise e discussão da relação familiar faz parte do crescimento e da união da família. Através do diálogo, pais e filhos se conhecem melhor, conhecem sobretudo suas respectivas opiniões e sua capacidade de verbalizar sentimentos.
Segue aqui dez dicas que podem nos ajudar a viver um relacionamento familiar sadio. Imprima e recorte cada frase, dobre, coloque em um recipiente, e distribua entre os alunos. Em seguida peça para que leiam e digam em que essa dica pode ser importante na relação familiar e diálogo familiar?
Sugestão de frases:
1 – Não troque as páginas sociais pelo diálogo familiar;
2 – Evite gritos no tratamento familiar;
3 – Nunca queira ser o vencedor em uma pequena discussão familiar, deixe que seja o outro;
4 – Se for inevitável chamar a atenção de um membro da família, faça-o com amor;
5 – Nunca jogar na cara do outro os erros do passado;
6 – Seja verdadeiro, evite mentiras;
7 – Nunca ir dormir sem chegar a um acordo;
8 – Pelo menos uma vez ao dia diga ao outro uma palavra carinhosa;
9 – Quando errar, aprenda a pedir desculpas;
10 – Seja cortês no tratamento com seu familiar.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Roberto José


DINÂMICA 02 DA LIÇÃO 08

Dinâmica: Convivência em Revisão!
Objetivos:
Analisar nossas ações no âmbito familiar.
Enfatizar a importância de uma boa comunicação entre os membros da família.
Material:
01 caixa
01 tesoura
01 prego
01 lixa
01 chave
01 cotonete
Procedimento:
- Fale que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem. Por exemplo:
Tesoura: cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que a convivência familiar seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura: Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
 Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa: Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.
Cotonete: Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.
- Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão
Quanto você ganha por dia?

Um menino com uma voz tímida e os olhos de admiração, pergunta ao pai quando ele chegava do trabalho:
- Papai quanto o senhor ganha por hora?
O pai num gesto severo, já cansado, irritado pelos problemas do dia-a-dia, falta de dinheiro, enfim ele responde duramente:
- Escuta aqui meu filho, isso nem a sua mãe sabe, não me amole que estou cansado tá!
Mas o filho insiste:
- Papai, por favor só me fala quanto o senhor ganha por hora.
Então aí o pai respondeu:
Tá bom meu filho. Aí ele fez os cálculos rapidamente, três reais, por que você quer saber?
Aí então o filho disse:
- Então pai, o senhor poderia me emprestar um real?
O pai já cheio de ira e tratando o filho já com mais brutalidade, respondeu:
- Há então era essa a razão que você queria saber quanto eu ganho né, só me procura por dinheiro, vá dormir e não me amole mais seu aproveitador!
Já era noite e o menino foi dormir, uma lágrima caiu no canto dos seus olhos e o pai então depois do banho deitou na cama e começou a refletir o que havia acontecido, e se sentiu culpado.
Talvez o filho precisasse comprar alguma coisa, querendo aquele um real. Foi aí então que pensou em aliviar a sua consciência que estava pesada, afinal ele era pai. Foi até o quarto do filho e em voz baixa perguntou:
- Filho, você ainda está dormindo?
- Não papai, respondeu o filho sonolento.
- Olha aqui está o dinheiro que você me pediu, tá feliz meu filho?
- Puxa papai, muito obrigado, disse o filho levantando da cama e retirando mais dois reais da caixinha que estava debaixo da cama dele, disse ao pai:
- Papai, agora já completei o dinheiro, tenho três reais. Você poderia me vender uma hora do seu tempo?
- Sabe pai, é tão bom ter você sempre por perto e saber que eu posso contar com você, você é tão ocupado e não tem tempo para mim, então eu precisei comprar uma hora do seu tempo.
Quanto vale seu tempo? Você vai disponibilizar o seu tempo para o seu filho ou o seu filho vai ter que comprar o seu tempo?

 Autoria Desconhecida.

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