Dinâmica:
Aperfeiçoando a comunicação
Objetivo:
Compreender que saber o que vai falar é um requisito
indispensável para uma boa comunicação.
Materiais didáticos:
Papel A4 ou ofício
Caneta
Frases digitadas
Atividade didática:
Solicite que os alunos se organizem em duplas, ocupando todo
espaço da sala. Entregue a cada dupla meia folhe papel e caneta, para que sejam
relacionadas frases que eles ouvem frequentemente em família e que julgam
agressivas, ofensivas ou que causam incômodo.
Solicite a cada dupla que, das frases relacionadas,
selecione a mais chocante para apresenta a classe. Depois que a frase estiver
sido selecionada, solicite que as duplas encontrem uma forma mais cortês de
dizer a mesma frase.
Cada dupla lê para o grupo a frase original e a frase
transformada.
Cada dupla comenta o que descobriu ao fazer as comparações
entre as maneiras diferentes de dizer a mesma coisa, refletindo sobre as
diferenças entre as frases originais e as transformadas e os sentimentos após
elas.
Informe que está mais do que claro que a harmonia familiar é
muito importante para a saúde física, mental e emocional de todos os membros. O
amor é essencial. Mas o dialogo é fundamental. O cuidado no falar, a análise e
discussão da relação familiar faz parte do crescimento e da união da família.
Através do diálogo, pais e filhos se conhecem melhor, conhecem sobretudo suas respectivas
opiniões e sua capacidade de verbalizar sentimentos.
Segue aqui dez dicas que podem nos ajudar a viver um
relacionamento familiar sadio. Imprima e recorte cada frase, dobre, coloque em
um recipiente, e distribua entre os alunos. Em seguida peça para que leiam e
digam em que essa dica pode ser importante na relação familiar e diálogo
familiar?
Sugestão de frases:
1 – Não troque as páginas sociais pelo diálogo familiar;
2 – Evite gritos no tratamento familiar;
3 – Nunca queira ser o vencedor em uma pequena discussão
familiar, deixe que seja o outro;
4 – Se for inevitável chamar a atenção de um membro da
família, faça-o com amor;
5 – Nunca jogar na cara do outro os erros do passado;
6 – Seja verdadeiro, evite mentiras;
7 – Nunca ir dormir sem chegar a um acordo;
8 – Pelo menos uma vez ao dia diga ao outro uma palavra
carinhosa;
9 – Quando errar, aprenda a pedir desculpas;
10 – Seja cortês no tratamento com seu familiar.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
DINÂMICA 02 DA LIÇÃO 08
Dinâmica: Convivência em Revisão!
Objetivos:
Analisar
nossas ações no âmbito familiar.
Enfatizar
a importância de uma boa comunicação entre os membros da família.
01
caixa
01
tesoura
01 prego
01
lixa
01
chave
01
cotonete
Procedimento:
-
Fale que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados,
dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um
deles, perguntando para que servem. Por exemplo:
Tesoura:
cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego:
Fixar, unir.
Lixa:
Retirar as asperezas, os excessos.
Chave:
Abrir ou fechar.
Cotonete:
Limpar ouvido.
-
Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para
que a convivência familiar seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura:
Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas
mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa:
Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave:
Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas
promotoras de desavenças.
Cotonete:
Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.
-
Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios
causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente
de boa convivência.
Por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão
Quanto você ganha por dia?
Um menino com uma voz tímida e os olhos de
admiração, pergunta ao pai quando ele chegava do trabalho:
- Papai quanto o senhor ganha por hora?
O pai num gesto severo, já cansado, irritado pelos
problemas do dia-a-dia, falta de dinheiro, enfim ele responde duramente:
- Escuta aqui meu filho, isso nem a sua mãe sabe,
não me amole que estou cansado tá!
Mas o filho insiste:
Então aí o pai respondeu:
Tá bom meu filho. Aí ele fez os cálculos
rapidamente, três reais, por que você quer saber?
Aí então o filho disse:
- Então pai, o senhor poderia me emprestar um real?
O pai já cheio de ira e tratando o filho já com
mais brutalidade, respondeu:
- Há então era essa a razão que você queria saber
quanto eu ganho né, só me procura por dinheiro, vá dormir e não me amole mais
seu aproveitador!
Já era noite e o menino foi dormir, uma lágrima
caiu no canto dos seus olhos e o pai então depois do banho deitou na cama e
começou a refletir o que havia acontecido, e se sentiu culpado.
Talvez o filho precisasse comprar alguma coisa,
querendo aquele um real. Foi aí então que pensou em aliviar a sua consciência
que estava pesada, afinal ele era pai. Foi até o quarto do filho e em voz baixa
perguntou:
- Filho, você ainda está dormindo?
- Não papai, respondeu o filho sonolento.
- Olha aqui está o dinheiro que você me pediu, tá
feliz meu filho?
- Puxa papai, muito obrigado, disse o filho
levantando da cama e retirando mais dois reais da caixinha que estava debaixo
da cama dele, disse ao pai:
- Papai, agora já completei o dinheiro, tenho três
reais. Você poderia me vender uma hora do seu tempo?
- Sabe pai, é tão bom ter você sempre por perto e
saber que eu posso contar com você, você é tão ocupado e não tem tempo para
mim, então eu precisei comprar uma hora do seu tempo.
Quanto
vale seu tempo? Você vai disponibilizar o seu tempo para o seu filho ou o seu
filho vai ter que comprar o seu tempo?
Autoria Desconhecida.
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