segunda-feira, 11 de abril de 2016

Dinâmicas Lição 03: As diferentes mudanças sociais da família (Jovens)



Dinâmica: Fazendo a minha parte

Objetivo:
Mostrar como deve ser o comportamento dos filhos em relação a convivência com seus pais.

Material didático:
Nove balões;
Papel
Caneta.

Atividade didática:
Antes da aula:
Coloque dentro de cada balão um papelzinho com uma característica daquilo que deve fazer parte da vida de todo jovem que quer ajudar seus pais a viver em harmonia: comunicação, respeito, cooperação, união, compreensão, fé, amizade, amor, perdão, etc. (caso sua sala tenha menos de nove alunos selecione as características que você julgue mais importante, e se tiver mais de nove alunos trabalhe com as nove ou acrescente mais algumas).
Durante a aula:
Explique que haverá uma atividade especial que falará muito a mente de todos. Fale que a mente e um dos principais órgãos do ser humano, pois ela comanda a vida de uma pessoa.
Distribua para cada adolescente um balão com palavras escritas, diga que este balão deve ser cheio, que todos devem soprar até encher, mas cuidado para não estourar e, depois de cheio, devem amarrar a boca do balão. Quando todos tiverem enchido e amarrado o balão comece a aplicação da dinâmica.
Diga-lhes que a família é a célula-tronco da sociedade, o lugar onde se desenvolvem as estruturas psíquicas do indivíduo, onde se desenvolve a sua personalidade, onde ele aprende a viver no mundo, onde ele cria uma identidade, os seus valores e aprende lidar com suas emoções. Família é composta pelos pais, filhos, avós e todo membro ligado por sangue, lei ou afinidade, tanto de um lado como do outro, é um pequeno País, com valores e regras peculiares, que darão aos membros o seu próprio sistema de valor, singularidade, lealdade e princípios, e que não deve se dissolver, apenas se reorganizar.
Portanto, os filhos podem fazer a sua parte, ajudando seus pais para que não ocorra uma separação e a família venha se dissolver.
Ordene que todos estourem os balões e vejam um a um o que tem escrito dentro. Em seguida expliqye a importância de cada característica, conforme dica logo abaixo:

Comunicação: A comunicação entre os filhos e os pais é de suma importância, sendo fundamental para se criar um ambiente de paz e felicidade. Precisamos ser cuidadosos com o que falamos e como falamos com nossos pais, de modo a evitarmos mágoa, dor e frustração, tanto para eles como para nós.

Respeito: Toda e qualquer pessoa precisa se sentir respeitada, mesmo com todos seus defeitos. Por isso é de suma importância que os filhos não falem mal de seus pais, nem se dirijam a eles de forma agressiva ou desprezível.

Cooperação: Ajude seus pais naquilo em que eles precisarem. Isto é muito importante para o bem de todos, principalmente em caso de Desentendimento.

União: Quando pai e filho se unem, a luz que jorra desta união triunfa sobre as trevas da desunião, e o triunfo da união ergue entre eles vigas e colunas de aço, união inabalável e abençoada.

Compreensão: Não cabe aos filhos julgar seus pais por causa de uma pequena discussão, mas procurar compreendê-los. Quanto maior for a sua compreensão maior será sua amizade.

Fé: Não permita que sua fé seja abalada por causa de uma discussão entre seus pais. Este é o momento de você estar mais próximo de Deus e não distante dele.
Amizade: Aproveite cada momento junto com seus pais, ouvindo, falando, compreendendo, apoiando, e olhando direto nos olhos. É preciso estabelecer uma relação de liberdade e confiança para que ocorra a amizade verdadeira.

Amor: Nos pequenos gestos e nas coisas mais simples do dia-a-dia é que o amor entre você e seus pais pode ser demonstrado.

Perdão: O perdão é a chave para se ter um relacionamento feliz.  Sem o perdão, ressentimentos e ira ficam submersos aguardando o momento de aparecer. Deus nos ensina a perdoar por meio do perdão que nos oferece.

Finalize a dinâmica com uma oração por todos os jovens que estão com problemas em família.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José




Dinâmica 02: Ele e Ela

Objetivos:
Estudar sobre o modelo bíblico para o casamento.
Demonstrar que o casamento que Deus criou é monogâmico, heterossexual e indissolúvel.

Material:
01 tesoura
Nomes de casais da Bíblia digitados( os nomes devem estar lado a lado, por exemplo ADÃO   EVA)
Vejam esta lista de 20 casais:
Adão e Eva
Abraão e Sara
Isaque e Rebeca
Sansão e Dalila
Elcana e Ana
Jacó e Raquel
Boaz e Rute
Zacarias e Isabel
José e Maria
Ananias e Safira
Áquila e Priscila
Acabe e Jezabel
Amã e Zeres
Assuero e Ester
Nabal e Abigail
Elimeleque e Noemi
Moisés e Zípora
José(governador) e Azenate
Esaú e Judite
Davi e Mical

Procedimento:
- Observem o número de alunos, pois é importante que a quantidade seja par. Se um aluno sobrar, um professor pode formar dupla com ele.
- Observação estas orientações:
Se vocês tiverem 20 alunos, vocês  formarão 10 casais. Daí, a importância de só cortar os nomes dos membros que formam o casal, quando tiver certeza da quantidade.
Cuidado para não distribuir nome de um membro de um casal e haver o seu par, por exemplo: alguém recebeu o nome DAVI e ninguém recebeu MICAL.
Vocês podem indagar: E se minha classe for só de mulheres, ou só de homens, ou mesmo mista e não conseguir formar casal mulher com homem?
A ideia aqui é a formação de casais da Bíblia, não tem ou não deve haver qualquer conotação de formação de casais do mesmo sexo.
- Atentando, para as informações já expostas, distribuam os nomes dos membros dos casais.
- Agora, solicitem para que formem os pares, por exemplo: Zacarias deve procurar Izabel e vice-versa etc.
- Quando os casais estiverem formados, organizem todos os pares em um círculo.
- Falem: A ideia aqui é a formação de casais da Bíblia, não tem ou não deve haver qualquer conotação de formação de casais do mesmo sexo.
- Peçam para que os casais se apresentem, falando: Eu sou Ananias, eu sou Safira...
- Falem: O que vocês observam desta formação dos casais?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos apontem que cada casal é formado por homem e mulher.
- Falem que este é o modelo de casamento bíblico e em seguida leiam:
“E criou Deus o homem à sua imagem; á imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gn 1.27).
“Portanto, deixará o varão o seu e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24).


Por Sulamita Macedo.

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