segunda-feira, 18 de abril de 2016

Dinâmica da Lição 04: Preparando-se para construir uma família (Jovens)



Dinâmica: Meu casamento na lixeira

Objetivo
Conscientizar os jovens de que não devemos repetir os erros daqueles que vivem um mal casamento.

Materiais didáticos:
Papel para cada aluno
lápis ou caneta para cada participante
Lixeira         
                                  
Atividade didática
Entregue uma caneta e um papel para cada jovem. Solicite que eles escrevam no papel o que é necessário para estar preparado para um casamento e ter um casamento feliz. Estabeleça um tempo para que eles escrevam o que pensam sobre o assunto. Logo após peça a todos que amassem bem o papel que eles escreveram. Depois de amassado todos devem jogar os papeis na lixeira. Neste momento pergunte o que eles acharam desta atitude tomada. Ouça-os atentamente. Explique que a atitude de jogar o que eles escreveram na lixeira sem nem ao menos ser lido parece ser absurda, no entanto é o que vem ocorrendo ao logo dos anos por muitos cristãos que se casam. Eles sabem as regras de como se preparar para ter um bom casamento, sabem o que deve ser feito para se ter um casamento feliz, todavia ao invés de pegar todo esse conhecimento colocar em prática, depois de casados jogam o que eles conhecem na lixeira, e procuram fazer as coisas de forma diferente. Agora pergunte: o que pode ocorrer com um casamento de um jovem que sabe o preparo que deve haver para uma vida a dois, sabe o que deve fazer para ter um casamento feliz, entretanto decide colocar tudo o que sabe na lixeira? Mais uma vez ouço-os atentamente. Explique que nenhum casamento é perfeito, mas quando procuramos nos preparar para uma vida a dois e colocarmos em prática tudo o que aprendemos sobre uma boa convivência, fica mais fácil de superar os obstáculos que surgem ao longo do caminho.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Roberto José

Nenhum comentário:

Postar um comentário