Dinâmica: - Em seguida, para
introduzir o tema da aula, utilizem a dinâmica
Injustiça Social – Igual em todo tempo?
Objetivo:
Refletir sobre as desigualdades sociais.
Material:
01
rolo de fita crepe ou durex colorido
01
caixa de chocolate
Procedimento:
-
Usando fita crepe ou durex colorido, façam um quadrado grande.
Solicitem
para todos os alunos se posicionem ao redor deste quadrado.
-
Falem: Este quadrado representa a sociedade, cujas leis definem igualdade de
direitos e oportunidades para todos.
Peçam
para que todos os alunos entrem no quadrado(todos os alunos devem caber dentro
dele).
-
Depois, façam um quadrado menor dentro do quadrado grande.
-
Agora solicitem para que todos os alunos entrem no quadrado menor. Com certeza
não caberá! Insistam aqueles que estão dentro ofereçam oportunidade de acesso
para os demais.
Mas,
é lógico, que por ser espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso,
permanecendo então a maioria no quadrado maior.
Para
os que entraram no quadrado menor, distribuam 01 chocolate.
-
Agora, perguntem para os dois grupos:
Como
se sentiram diante deste exemplo de inclusão e exclusão social?
Agora,
reflitam sobre este tipo de sociedade: uns poucos que podem e possuem muito, e,
a grande maioria que sofre injustiça social.
-
Agora falem: Isto que estamos refletindo na sociedade atual, também é o tema
tratado no livro do profeta Amós. Então, vamos começar a analisar o que
denuncia este profeta.
-
Agora, deem prosseguimento ao estudo da lição, observando as orientações
descritas na orientação pedagógica, pois há outras sugestões.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário