segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Dinâmica da Lição 10: Ausência de relacionamentos (Jovens)

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Inclusão

Objetivo: Refletir sobre a importância de estar incluído no grupo e estar acessível a aceitar outras pessoas no grupo.

Material(humano): Quantidade de pessoas em número ímpar.

Procedimento:
1 - Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.

2 - Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já! Sobrará sempre uma pessoa.

3 - Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:
- Como você se sentiu por não está formando uma dupla?
- É ruim não está incluído?

4 - Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:
Como se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?

5 - Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma quantidade de pessoas em número ímpar.
Falem que a cada comando(dizer Agora! ou Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.

6 - Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:
- Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.
- Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla ora ficar “excluído”.
- Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.

7 – Finalizem, enfatizando a importância:
- De cada pessoa não se isolar do grupo, pois precisamos conviver juntos em unidade e comunhão.
- Da Igreja agregar,  aos já participantes, outros que chegam para integrar o grupo.
Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário