TEXTO DO DIA
“Não durmamos, pois, como os demais, mas
vigiemos e sejamos sóbrios.” (1 Ts 5.6)
SÍNTESE
Deus é responsável pela criação e
consumação de todas as coisas em Cristo Jesus.
AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA –
Hb 5.14: A necessidade de crescer na fé
TERÇA –
1 Co 6.14: As consequências da ressurreição
QUARTA –
Mt 24.42: A exortação para a vigilância
QUINTA –
Jo 14.3: Nosso destino: morar com o Pai
SEXTA –
1 Ts 5.18: O consolo do cristão
SÁBADO –
1 Ts 5.3: O caráter surpreendente da chegada do Reino
OBJETIVOS
1. REFLETIRa
respeito da necessidade do debate escatológico na igreja hoje;
2. APRESENTARtrês
verdades a respeito da vinda do Senhor em 1 Tessalonicenses;
3. DEMONSTRARa
relevância da discussão escatológica entre o público jovem.
INTERAÇÃO
A escatologia discutida por Paulo em 1
Tessalonicenses tem suas peculiaridades, mesmo se comparada com a abordagem que
o apóstolo promove em 2 Tessalonicenses. O pragmatismo atual que envolve a fé
cristã de muitas pessoas é o único objeto de busca para alguns indivíduos A
aridez da questão (com suas imagens apocalípticas, figuras fantásticas e
eventos extraordinários) tende, em alguns casos, a tornar o debate escatológico
distante do interesse dos jovens. Apesar destes desafios lembre-se: Você é a
pessoa que Deus usará para abençoar esse grupo de jovens. O Senhor é contigo!
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Elabore um Quiz (um conjunto de perguntas) a respeito das questões
envolvendo escatologia; pode ser voltado especificamente para questões
relativas ao debate promovido por Paulo em 1 Tessalonicenses ou acerca de
dúvidas escatológicas de um modo geral.
Este deve ser um momento de crescimento,
aprendizado, de alegria entre os educandos de sua sala. Por isso não permita
que ninguém sinta-se inibido em participar ou com medo de responder alguma
questão. Para tornar essa dinâmica mais atrativa, você pode pedir, uma semana
antes desta aula, que seus alunos dediquem-se na elaboração de uma questão
sobre escatologia para ser apresentada em classe – a melhor pergunta, segundo a
avaliação de todos os participantes do Quiz, será premiada.
Desta forma todos os presentes poderão participar
de sua aula, elaborando, respondendo e avaliando os itens uns dos outros,
tornando este momento mais colaborativo.
TEXTO BÍBLICO
1 Tessalonicenses 4.13-18; 5.1-6
13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes
acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que
não têm esperança.
14 Porque, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com
ele.
15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor:
que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que
dormem.
16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com
alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em
Cristo ressuscitarão primeiro;
17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos
arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e
assim estaremos sempre com o Senhor.
18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas
palavras.
5.1 Mas,
irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos
escreva;
2 porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do
Senhor virá como o ladrão de noite.
3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança,
então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que
está grávida; e de modo nenhum escaparão.
4 Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para
que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão;
5 porque todos vós sois filhos da luz e filhos do
dia; nós não somos da noite nem das trevas.
6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos
e sejamos sóbrios.
INTRODUÇÃO
Para a maior parte dos intérpretes, o debate a
respeito das últimas coisas é uma temática tão importante na relação de Paulo
com os tessalonicenses que pode, inclusive,
servir de chave de leitura para uma compreensão integrada das duas epístolas.
Mais importante do que determo -nos em intermináveis discussões sobre nuances
ou detalhes escatológicos que resvalam deste texto de 1 Tessalonicenses, será
refletir a respeito do contexto geral que fomenta tal discussão.
O amoroso cuidado pastoral de Paulo leva-o a
explicar aos crentes em Tessalônica algumas verdades espirituais primárias, mas
que estes, por imaturidade ou por falta de um ensino mais sistemático, ainda
não haviam assimilado.
De forma análoga, é de extrema importância
questionarmo-nos sobre a imperativa exigência de discussão deste tema na
sociedade contemporânea. Em tempos de conhecimento instantâneo, transformações
sociais diárias e economia extremamente volátil, ainda faz sentido falar de
eternidade?
I – OS TRÊS OBJETIVOS DOS
ESCLARECIMENTOS ESCATOLÓGICOS
1. Evitar os perigos da falta de profundidade bíblica.
O receio de Paulo para com os tessalonicenses era o
de que a falta de uma compreensão mais profunda dos pilares da fé – dentre os
quais estava, por exemplo, a crença na ressurreição de Jesus – levasse este
grupo de novos irmãos a uma fé ignorante, e por isso mesmo, adoecida. Não somos
chamados para permanecer em níveis elementares da fé (Hb 5.13,14); a metáfora
bíblica diz-nos que a história de nossa fé é semelhante à corrida de um
maratonista (1 Co 9.24; 2 Tm 4.7), por isso, é necessário sabedoria para não
“morrer no meio do caminho”, mas antes, completarmos a carreira. Como um
atencioso mestre, o apóstolo refletirá com seus amigos a respeito das questões
básicas, mas imprescindíveis para o estabelecimento de uma vida cristã
saudável, livre das fábulas e mitos das tradições religiosas.
2. Impedir qualquer entristecimento desnecessário.
A imaturidade da fé dos tessalonicenses poderia
desembocar num problema maior: abandono da fé (Gl 1.6-9). A compreensão errônea
de princípios bíblicos sempre tem repercussões negativas, comunitárias e
pessoais. Percebemos pelo texto que o apóstolo apressou-se em responder as
indagações dos irmãos para que assim se evitasse um esfriamento da fé daqueles
irmãos. E isto é bastante perigoso, especialmente quando ocorre entre novos
convertidos que, muitas vezes, não têm ainda suas convicções bem firmadas.
Deixar de enfrentar tristezas de modo absoluto parece impossível, no entanto,
existem determinados problemas e angústias que podemos fugir, e este era o caso
entre aqueles novos irmãos.
3.
Encher os
tessalonicenses de esperança e consolo.
Algo inquietava os crentes de Tessalônica,
tirava-lhes o sono e a harmonia interna da comunidade. Ao falar a respeito de
questões pertinentes àquele contexto social, Paulo demonstra seu cuidado
pastoral, que se manifesta no zelo pelo crescimento espiritual daquela Igreja.
Do que adianta um sermão bem estruturado se o seu conteúdo não é compreendido
pelo público? Qual a relevância de uma profunda discussão sobre elementos
secundários da doutrina cristã se o essencial ainda não foi assimilado pela
comunidade? Mais uma vez aprendemos com Paulo um importante princípio
cristão: o importante em um sermão não é demonstrar o quanto se tem de conhecimento,
e sim, falar com clareza e pertinência aquilo que produz crescimento às
pessoas. Produzir esperança e consolo (1 Ts 4.13,18), ou como o apóstolo fala
em contexto semelhante – consolar, exortar e edificar (1 Co 14.3) – este deve
ser o cerne de toda pregação.
Pense!
Não podemos desprezar o
estudo sistemático da Palavra de Deus.
Ponto Importante
Para o cristão,
compreender os fundamentos básicos da fé significa sobrevivência espiritual.
II- VERDADES RELACIONADAS À VINDA DO
SENHOR
1.
A certeza da
ressurreição gloriosa dos santos.
Temos plena convicção que aqueles que morreram em
Cristo serão triunfalmente ressuscitados para satisfação e alegria eterna, pois
assim como aconteceu com Jesus de Nazaré também acontecerá com todos aqueles que
nEle creem (1 Ts 4.14). Por isso, não há espaço para nenhuma crença
aniquilacionista. Não só haverá vida após a morte, como a ressurreição dos
santos será para felicidade e paz. O poder da maldade é parcial e transitório,
a glória de Cristo é eterna e absoluta.
2.
A certeza da vinda
do Senhor exige vigilância.
Não é porque temos a certeza do retorno de Jesus
para nos buscar, e com isso a convicção de nosso estado de eterna alegria com o
Pai, que devemos viver de modo negligente (1 Ts 5.4-6). Pelo contrário, tal
revelação exige de nós comprometimento absoluto com o Reino de Deus. Não é
possível vivermos com o coração dividido entre dois tipos de desejos
contrários, ou com a alma cindida tentando servir ao Senhor e às trevas; é
necessária a tomada de decisão. Aqueles que não conhecem a Cristo temem o fim
de todas as coisas, apavoram-se ao pensar sobre o dia glorioso do Senhor.
Estes, porém são os que desperdiçam suas vidas no pecado e por isso temem
apresentarem-se diante do Criador. Nosso sentimento deve ser exatamente o
inverso, ansiar o retorno de Jesus (Ap 22.20), com a convicção de que nos
encontraremos com Deus; este será o melhor momento de nossas vidas. Por isso,
vigiai! (Lc 21.36)
3.
Este será um ato
reivindicatório de Deus.
A palavra usada no versículo 17 para descrever a
ação promovida por Cristo com relação aos que estiverem vivos quando de sua
vinda literalmente significa “tomar com força”, “arrebatar com rapidez”,
“reivindicar para si”. Deste modo, nosso encontro com o Senhor será resultado
de uma decisão exclusiva de Deus, que, por ter autoridade e poder para isso,
arrancará – sem qualquer preocupação com explicações a terceiros – aqueles que
lhe pertencem. Somos possessão do Senhor, estamos neste mundo como peregrinos e
forasteiros, aguardando apenas o exato momento de nosso regresso à morada
eterna. Mais uma vez ratifica-se que nossa salvação não é um ato cuja origem
deriva de nós, é na verdade um ato gracioso do Pai.
Pense!
A ressurreição é uma crença tão central para o
Cristianismo que, como afirmou Paulo, se este fato não for verdadeiro nada mais
terá sentido para nós.
Ponto Importante
A discussão de questões sobre o fim de todas as
coisas produz medo e temor em muitos. Os justos não devem temer nada, aqueles
que estão ainda no pecado há tempo para arrependimento.
III – OS JOVENS DE HOJE PRECISAM
PENSAR SOBRE AS ÚLTIMAS COISAS?
A urgência de um despertamento.
Assim como Paulo exorta à jovem igreja de
Tessalônica a vigiar e estar atenta quanto aos acontecimentos que precedem a
vinda do Senhor (1 Ts 5.6); a juventude de nossos dias também precisa ser
sacudida com esta verdade que para alguns é inconveniente: tudo vai passar!
Sim, é necessário demonstrar aos jovens desta geração que a força deles passa,
assim como sua beleza, e que a própria juventude é “vaidade”, ou seja, efêmera,
passageira (Ec 11.10). A ilusão da juventude eterna – que se propaga em nossa
sociedade por meio da cultura das cirurgias estéticas e de um estilo de vida
completamente irresponsável – precisa ser desfeita. As pessoas precisam
reconhecer a presença de Deus em cada fase da vida, e assim, experimentar o
melhor do Senhor sempre. Não há mais tempo a perder.
2.
Superando o
imediatismo.
O anúncio da vinda iminente do Senhor como um
processo lento, aos nossos olhos, mas irreversível na história, a declaração do
fim de todas as coisas e a comunicação do estabelecimento do Reino Eterno do
Pai, são formas de estabelecer padrões temporais bem diferentes daqueles que a
sociedade vive hoje. Em tempos de comunicações online, de comidas fast-food e
de relacionamentos líquidos (que de tão provisórios poderiam ser até mesmo
chamados de gaseificos), falar de valores eternos parece uma piada, mas é sobre
isso que nossos contemporâneos precisam ouvir. O imediatismo do cotidiano
precisa se render ao plano de Deus que, a seu tempo, estabelece seus propósitos
e desígnios (Lc 21.19; 2 Pe 3.8). A pregação sobre as últimas coisas tem o
poder de despertar o ouvinte para um modelo de temporalidade que se concentra
no estabelecimento correto de um processo, e não, apenas, em um resultado
prematuramente obtido.
3.
Anunciando que há
um Senhor na história da humanidade.
A urgência da pregação escatológica está
intimamente associada à constante necessidade de declararmos a este mundo que
não vivemos num turbilhão de caos, e sim, que há um Deus que de maneira amorosa
traçou as linhas mestras da história humana. Anunciar o fim implica dizer que
há um Senhor no universo o qual, sendo responsável pela criação de todas as
coisas, também estabeleceu um fim para elas. Por meio de seu cuidado, o Pai tem
gestado na história o resultado de seu plano eterno, mesmo diante das oposições
das trevas e da fragilidade humana, de tal modo que o fim, que já deve ser
anunciado, aponta para o estabelecimento integral do Reino de Deus. Desta
maneira, apregoar o fim é, também, apontar para a causa última do universo:
Deus (Sl 74.12-17).
SUBSÍDIO 1
A Trombeta de Deus ressoará
Que instante abençoado! Nos dias do Antigo
Testamento, Deus determinara que se fizessem duas trombetas de prata, que
seriam usadas tanto para reunir o povo como para alertá-lo para a partida (Nm
10.1-7). Naquele dia tocará do céu a trombeta de Deus, como sinal de que
devemos partir daqui, deste mundo, e reunir-nos em glória celestial! Essa
trombeta de Deus não faz parte de nenhuma das sete trombetas do juízo, que
serão tocadas no tempo dos três ‘ais’ (Ap 8.13; 11.15). Ela é uma trombeta de
bênção, cujo som convocará a Noiva de Jesus para a festa eterna no céu.
Os mortos ressuscitarão primeiro
Aqui chegamos a um dos maiores milagres do universo
— a ressurreição. Para os materialistas e ateus, a ressurreição é uma fantasia.
Não creem por não encontrarem explicação para tal maravilha. Porém, a salvação
não se baseia, efetivamente, na compreensão do homem natural, mas na fé. E por
meio da fé compreendemos essas verdades gloriosas. A ressurreição significa que
o homem morto tornará a existir e a viver fisicamente por meio de uma nova
união entre o espírito e o corpo que foram separados no momento da morte. Para
os que morreram em Cristo esse milagre se realizará no dia da vinda de Jesus
(BERGSTÉN, Eurico.Teologia Sistemática. 13.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013. pp.
320, 321).
SUBSÍDIO 2
A precedência dos ressuscitados.
Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que
nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que
dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo,
e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro’
(1 Ts 4.15,16). É a precedência honrosa que Deus concederá aos ‘que morreram em
Cristo’. Serão arrebatados primeiro, ainda que num ‘abrir e fechar de olhos’.
Na ressurreição, o corpo dos salvos, ainda que transformados em pó,
carbonizados ou comidos por peixes ou feras, serão trazidos à existência pelo
poder de Deus, pela energia criadora de sua palavra: ‘[…] a saber, Deus, o qual
vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem’ (Rm 4.17).
A ressurreição dos salvos para serem arrebatados é a vitória sobre a morte, ‘o
último inimigo’ a ser aniquilado (1 Co 15. 26). A segunda ressurreição será
para os ímpios, após o Milênio (Ap 20.5) (LIMA, Elinaldo Renovato. O Final de
Todas as Coisas. Esperança e glória para os salvos. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2015. p. 55
CONCLUSÃO
A vinda de Jesus deve ser um fato
presente no horizonte existencial de cada cristão. Não somos chamados para
permanecer aqui eternamente, antes, nossa pátria é do alto, nossa saudade é por
aquilo que ainda não vimos. Somente por meio de uma fé genuína conseguimos
permanecer íntegros quanto à disposição de nosso coração de acreditar que o
arrebatamento é uma realidade.
HORA DA REVISÃO
1.
Apresente três
motivos que justifiquem a discussão sobre as Últimas Coisas na epístola.
Evitar os problemas com as heresias, impedir um entristecimento
impróprio daqueles irmãos, confirmar as promessas que deveria encher o coração
dos tessalonicenses.
2.
Quais as três
verdades que podem ser extraídas a partir do debate sobre escatologia em 1 Tessalonicenses?
A ressurreição dos santos é uma verdade, a certeza da vindo do Senhor
exige vigilância, no Dia do Senhor a justiça do Pai será executada.
3.
Qual o significado
da palavra usada no versículo 17 para descrever a ação promovida por Cristo em
relação aos que estiverem vivos quanto a sua vinda?
A palavra usada no v.17 para descrever a ação promovida por Cristo com
relação aos que estiverem vivos quando de sua vinda literalmente significa
“tomar com força”, “arrebatar com rapidez”, “reivindicar para si”.
4.
Como se pode
justificar a relevância das questões escatológicas para a Igreja contemporânea?
Este é um tema que promove despertamento da Igreja, nos faz superar uma
visão imediatista do mundo, e anuncia o Deus que Reina inclusive na história.
5.
É correto afirmar
que ao se discutir sobre o fim de tudo, inevitavelmente reflete-se sobre o
começo de todas as coisas? Justifique sua resposta.
Sim, pois anunciar o fim implica em dizer que há um Senhor no universo o
qual, sendo responsável pela criação de todas as coisas, também estabeleceu um
fim para as mesmas.
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