quarta-feira, 10 de maio de 2017

LIÇÃO Nº 7 – A ANSIEDADE PELA VIDA

COMENTARISTA: CÉSAR MOISÉS CARVALHO
COMENTARISTA: EV. LEONARDO NOVAIS DE OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 7 – A ANSIEDADE PELA VIDA

...
INTRODUÇÃO
Um dos fatos mais marcantes a respeito das palavras de Jesus é que elas são extremamente práticas, ou seja, tudo o que Ele nos ensinou, além de serem ensinamentos sobre como devemos fazer para viver uma vida que agrada ao Pai, também faz com que a vida seja mais prazerosa, segura, próspera e feliz.
Após ensinar os discípulos como orar, Jesus mostra aos mesmos que nossa vida deve ser pautada em valores diferentes dos que são almejados pelas pessoas que não conhecem a Deus e a partir do versículo 19, o Senhor começa a tratar de valores essenciais para a vida, deixando tudo o que é supérfluo para traz.
Desta forma, o foco torna-se interno ao invés de externo; interior ao invés de exterior.
Antes de falarmos especificamente sobre a ansiedade, precisamos rever alguns conceitos que estão intimamente ligados a ela.

I – TESOUROS TERRESTRES X TESOUROS CELESTES: EM QUAL DELES ESTÁ O NOSSO CORAÇÃO
Para começarmos este assunto, é de suma importância que voltemos a um conceito ensinado pelo apóstolo Paulo na sua primeira carta aos Tessalonicenses, capítulo 5 e versículo 23 (ACF):
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
O espírito do homem é o meio de contato com o Senhor, então, de forma clara, é a parte mais importante do complexo ser chamado homem, logo após, ele cita a alma, que é a sede de todas as emoções do ser humano e está intimamente ligada ao espírito e logo após, o corpo, que é o invólucro ou “objeto” onde o espírito e a alma estão guardados.
Este conceito é confirmado por Jesus a partir do versículo 19 do capítulo 6 do evangelho segundo Mateus (ARC):
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.
Na sociedade em que vivemos, os valores estão completamente invertidos, pois ao invés de desejar agradar a Deus que é o grande criador e supridor do universo, a satisfação pessoal está em primeiro lugar.
Isto está evidenciado em uma palavra conhecida como “STATUS”, que segundo o site significados, significa a posição social de um indivíduo, o lugar que ele ocupa na sociedade, e é um termo oriundo do latim. Status significa posição de pé, estado, situação ou condição, e é relacionado a um lugar ocupado por uma pessoa na sociedade (significados.com.br/status).
Nos dias hodiernos, as pessoas estão mais preocupadas em ter do que ser e isto vai de encontro às palavras de Jesus.
Desta forma, o ser humano trabalha de maneira exaustiva para acumular bens e pertences e se esquece de buscar aquele que está acima de todas estas coisas. (Lc 16.14,15)
Segundo Champlin, 2002, os fariseus ensinavam que as riquezas eram provas de sua justiça e os saduceus ainda faziam questão de frisar mais intensamente esta ideia, mas Jesus ensina que o veredito de Deus é inteiramente diferente do veredito humano.
A Bíblia nos mostra em Mateus capítulo 6 e versículo 33 (ARC):
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça e as outras coisas lhes serão acrescentadas”.
Da mesma forma que a palavra de Deus não incentiva o acúmulo de bens terrestres como prioridade, ela incentiva o acúmulo dos bens celestes como tal e o mais alto destes bens é conhecido por SALVAÇÃO, que só pode ser conquistada pela fé em Jesus, conforme Atos capítulo 16 e versículo 31 (NVI).
“Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”.
A revista nos traz no tópico 1 um comentário sobre o coração e esta palavra tem algumas variações interessantes no hebraico (leb; lebab) e pode referir-se ao homem, a Deus, ao órgão do corpo humano, às emoções, sentidos e vontades, desejo e propensão e nesta lição utilizaremos o coração como vontades, desejo e propensão.

SENDO ASSIM, DE ACORDO COM A BÍBLIA, ONDE ESTIVER O NOSSO CORAÇÃO AÍ ESTAREMOS NÓS.
O livro de Provérbios traz versos maravilhosos a este respeito, vejamos:
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”. (Pv 3.5,6 – NVI)
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”. (Pv 4.23 – NVI)
A história é recheada de exemplos de pessoas que “tinham tudo” e com o “passar de um vento” perderam tudo, o mais recente em termos de Brasil é o de Eike Batista que em 2012 teve sua fortuna avaliada em 12,4 bilhões de dólares, mas em menos de um ano, em 2013, perdeu 99% de seus ativos, caindo para 200 milhões de dólares e em 2015 seus bens foram bloqueados e hoje encontra-se preso.


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário