Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar
sobre as Bem-aventuranças.
Refletir
sobre a felicidade passageira e a espiritual.
Material:
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Digitar estas 08 frases:
Bem-aventurado
os pobres de espírito
Bem-aventurado
os que choram
Bem-aventurado
os humildes
Bem-aventurado
os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado
os misericordiosos
Bem-aventurado
os puros de coração
Bem-aventurado
os pacificadores
Bem-aventurado
os perseguidos por causa de Cristo.
01
caixa com tampa com o nome Caixa da Felicidade.
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Papéis ofício branco ou colorido
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01 coleção de lápis hidrocor
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01 tubo de cola
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01 tesoura
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01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
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Apresentem a Caixa da Felicidade.
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Falem: Nela contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas
maneiras de ser feliz.
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Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais
felizes.
Aguardem
os relatos e depois escrevam de forma resumida ou mesmo em uma frase ou palavra
que representem estes momentos felizes.
Colem
estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).
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Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser
classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?
Observem
as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.
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Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
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Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia
para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
-
Falem: No sermão, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta
palavra?
Observem
as respostas dos alunos e falem que no dicionário Michaelis significa: feliz.
Depois,
falem: A palavra "bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
-
Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para
isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois,
coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas,
por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas
explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica
de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem
utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de
forma que seus alunos compreendam o real significado delas.
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Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens
materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?
Aguardem
as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.
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Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as
bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem
as respostas.
Depois
falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com
cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da
felicidade, que encontramos somente em Jesus.
Por
Sulamita Macedo.
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