Dinâmica: Escapando
do Juízo Final
Objetivo:
Refletir a respeito da forma pela qual podemos escapar do
juízo final.
Material didático:
1 folha de papel 40 kg
Pincel atômico
Lápis ou canetas
Papel A4 ou ofício
Atividade didática:
Antes da aula:
Confeccione um cartaz em folha de papel 40 kg as seguintes
informações:
PESSOAS E ELEMENTOS
DO JUÍZO FINAL
Juiz: Jesus
Cristo.
Réus: Todo os que
rejeitaram a graça de Deus para viver uma vida de pecado.
Advogado: Não
haverá.
Acusação: Vida de
pecado.
Provas: Livro com
registro de nossos atos e pensamentos
Sentença:
Condenação
Local para cumprir a sentença:
Lago de Fogo
Tempo:
Eternidade.
Durante a aula:
- Explique que em um julgamento, há um juiz, um réu,
advogados, acusações, provas, sentença, local e tempo para pagar a pena.
- Em seguida apresente o cartaz com esses dados de forma
mais esclarecedora. Após a exibição e explicação divida a turma em dois grupos.
Após a divisão, Informe a turma que o homem moderno não gosta de pensar em Deus
em termos de ira, raiva e juízo final, e prefere modelá-lo por suas próprias
inclinações, dando a Deus as características que O quer ver possuindo. Tenta
refazer Deus, a fim de que Ele se ajuste ao seu próprio pensamento afetivo,
reconfortando-se em seus pecados. Esse “deus” moderno apresenta os atributos de
amor, misericórdia e perdão sem justiça, o que quer dizer ausência de
julgamento e de punição pelo pecado, no entanto, os motivos pelos quais a
Bíblia apresenta para mostrar sobre as pessoas que irão enfrentar esse tribunal
são dois: Rejeição a graça de Deus e escolheram viver uma vida de pecado. Agora
dê a cada grupo a seguinte tarefa: O primeiro grupo irá escrever quando é que o cristão pode está rejeitando
a graça de Deus, e o segundo o que
fazer para não viver uma vida de pecado. Dê a cada grupo cinco minutos.
Logo após cada grupo deverá apresentar as suas conclusões. Faça a ressalva que
achar necessário.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br
Dinâmica: Uma mensagem para você
Objetivo:
Contextualizar o tema da aula para a vida dos alunos.
Material:
01
pedaço pequeno de papel para cada aluno
¼
da folha de papel ofício para cada aluno.
01
caneta
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno e pequeno pedaço de papel e solicitem que escreva o
nome dele.
-
Recolham os papéis, dobrem e distribuam para os alunos(um para cada aluno).
-
Orientem que eles devem abrir o papel e ler; caso tenha recebido seu próprio
nome deve trocar por outro com nome de um colega.
-
Entreguem para cada aluno ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que escrevam uma mensagem para a pessoa que ele tem no papel.
-
Em seguida, falem: Estudamos na aula de hoje sobre mensagens de juízo e glória
para o povo de Deus.
Vocês escrevam uma mensagem para os colegas da
classe. Que tal agora, entregar a mensagem?
-
Depois, os alunos se desejarem podem socializar a mensagem que recebeu,
revelando o nome de quem escreveu.
Por
Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário