Dinâmica: Semeadores
de Esperança
Objetivo:
Mostrar que, assim como o profeta Isaias, nós temos o dever
se levar palavras de esperança a um mundo em crise.
Material didático:
Papeis A4
Lápis ou caneta de acordo com a quantidade de alunos
Atividade didática:
Distribuir os papéis a todos os presentes que queiram
participar. O coordenador vai fazer apenas uma pergunta e cada um responde de
acordo com aquilo que ele pensa ser a melhor resposta à pergunta. A pergunta é:
O Brasil vive mergulhado em uma grave crise social e espiritual em todos os
sentidos. Como podemos trazer esperança
para o bairro onde moramos? É uma pergunta bem direta e a resposta também deve
objetiva. A resposta deve ser sincera. Os participantes não precisam colocar
seus nomes na folha, assim ninguém saberá que tal resposta foi de tal pessoa.
Recolha os papéis, em seguida leia as respostas de cada
aluno. Logo após fale da responsabilidade de cada aluno para manter a esperança
no mundo em crise, na melhoria da vida, na modificação de mundo sem Deus.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br
Dinâmica: Injustiça Social – Igual em todo tempo?
Objetivo:
Refletir sobre as desigualdades sociais.
Material:
01
rolo de fita crepe ou durex colorido
01
caixa de chocolate
Procedimento:
-
Usando fita crepe ou durex colorido, façam um quadrado grande.
Solicitem
para todos os alunos se posicionem ao redor deste quadrado.
-
Falem: Este quadrado representa a sociedade, cujas leis definem igualdade de direitos
e oportunidades para todos.
Peçam
para que todos os alunos entrem no quadrado(todos os alunos devem caber dentro
dele).
-
Depois, façam um quadrado menor dentro do quadrado grande.
-
Agora solicitem para que todos os alunos entrem no quadrado menor. Com certeza
não caberá! Insistam aqueles que estão dentro ofereçam oportunidade de acesso
para os demais.
Mas,
é lógico, que por ser espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso,
permanecendo então a maioria no quadrado maior.
Para
os que entraram no quadrado menor, distribuam 01 chocolate.
-
Agora, perguntem para os dois grupos:
Como
se sentiram diante deste exemplo de inclusão e exclusão social?
Agora,
reflitam sobre este tipo de sociedade: uns poucos que podem e possuem muito, e,
a grande maioria que sofre injustiça social.
-
Agora falem: Isto que estamos refletindo na sociedade atual, também é o tema
tratado no livro do profeta Isaías. Então, vamos começar a analisar o que
denuncia este profeta.
-
Agora, deem prosseguimento ao estudo da lição.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário