Dinâmica: Fazendo a
minha parte
Objetivo:
Mostrar como deve ser o comportamento dos filhos em relação
a convivência com seus pais.
Material didático:
Nove balões;
Papel
Caneta.
Atividade didática:
Antes da aula:
Coloque dentro de cada balão um papelzinho com uma
característica daquilo que deve fazer parte da vida de todo jovem que quer
ajudar seus pais a viver em harmonia: comunicação, respeito, cooperação, união,
compreensão, fé, amizade, amor, perdão, etc. (caso sua sala tenha menos de nove
alunos selecione as características que você julgue mais importante, e se tiver
mais de nove alunos trabalhe com as nove ou acrescente mais algumas).
Durante a aula:
Explique que haverá uma atividade especial que falará muito a
mente de todos. Fale que a mente e um dos principais órgãos do ser humano, pois
ela comanda a vida de uma pessoa.
Distribua para cada adolescente um balão com palavras
escritas, diga que este balão deve ser cheio, que todos devem soprar até
encher, mas cuidado para não estourar e, depois de cheio, devem amarrar a boca
do balão. Quando todos tiverem enchido e amarrado o balão comece a aplicação da
dinâmica.
Diga-lhes que a família é a célula-tronco da sociedade, o
lugar onde se desenvolvem as estruturas psíquicas do indivíduo, onde se
desenvolve a sua personalidade, onde ele aprende a viver no mundo, onde ele
cria uma identidade, os seus valores e aprende lidar com suas emoções. Família
é composta pelos pais, filhos, avós e todo membro ligado por sangue, lei ou
afinidade, tanto de um lado como do outro, é um pequeno País, com valores e
regras peculiares, que darão aos membros o seu próprio sistema de valor,
singularidade, lealdade e princípios, e que não deve se dissolver, apenas se
reorganizar.
Portanto, os filhos podem fazer a sua parte, ajudando seus
pais para que não ocorra uma separação e a família venha se dissolver.
Ordene que todos estourem os balões e vejam um a um o que
tem escrito dentro. Em seguida expliqye a importância de cada característica,
conforme dica logo abaixo:
Comunicação: A
comunicação entre os filhos e os pais é de suma importância, sendo fundamental
para se criar um ambiente de paz e felicidade. Precisamos ser cuidadosos com o
que falamos e como falamos com nossos pais, de modo a evitarmos mágoa, dor e
frustração, tanto para eles como para nós.
Respeito: Toda e
qualquer pessoa precisa se sentir respeitada, mesmo com todos seus defeitos.
Por isso é de suma importância que os filhos não falem mal de seus pais, nem se
dirijam a eles de forma agressiva ou desprezível.
Cooperação: Ajude
seus pais naquilo em que eles precisarem. Isto é muito importante para o bem de
todos, principalmente em caso de Desentendimento.
União: Quando pai
e filho se unem, a luz que jorra desta união triunfa sobre as trevas da
desunião, e o triunfo da união ergue entre eles vigas e colunas de aço, união
inabalável e abençoada.
Compreensão: Não
cabe aos filhos julgar seus pais por causa de uma pequena discussão, mas
procurar compreendê-los. Quanto maior for a sua compreensão maior será sua
amizade.
Fé: Não permita
que sua fé seja abalada por causa de uma discussão entre seus pais. Este é o
momento de você estar mais próximo de Deus e não distante dele.
Amizade:
Aproveite cada momento junto com seus pais, ouvindo, falando, compreendendo,
apoiando, e olhando direto nos olhos. É preciso estabelecer uma relação de
liberdade e confiança para que ocorra a amizade verdadeira.
Amor: Nos
pequenos gestos e nas coisas mais simples do dia-a-dia é que o amor entre você
e seus pais pode ser demonstrado.
Perdão: O perdão
é a chave para se ter um relacionamento feliz.
Sem o perdão, ressentimentos e ira ficam submersos aguardando o momento
de aparecer. Deus nos ensina a perdoar por meio do perdão que nos oferece.
Finalize a dinâmica com uma oração por todos os jovens que estão
com problemas em família.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
Dinâmica 02: Ele e Ela
Objetivos:
Estudar
sobre o modelo bíblico para o casamento.
Demonstrar
que o casamento que Deus criou é monogâmico, heterossexual e indissolúvel.
Material:
01
tesoura
Nomes
de casais da Bíblia digitados( os nomes devem estar lado a lado, por exemplo
ADÃO EVA)
Vejam
esta lista de 20 casais:
Adão
e Eva
Abraão
e Sara
Isaque
e Rebeca
Sansão
e Dalila
Elcana
e Ana
Jacó
e Raquel
Boaz
e Rute
Zacarias
e Isabel
José
e Maria
Ananias
e Safira
Áquila
e Priscila
Acabe
e Jezabel
Amã
e Zeres
Assuero
e Ester
Nabal
e Abigail
Elimeleque
e Noemi
Moisés
e Zípora
José(governador)
e Azenate
Esaú
e Judite
Davi
e Mical
Procedimento:
-
Observem o número de alunos, pois é importante que a quantidade seja par. Se um
aluno sobrar, um professor pode formar dupla com ele.
-
Observação estas orientações:
Se
vocês tiverem 20 alunos, vocês formarão
10 casais. Daí, a importância de só cortar os nomes dos membros que formam o
casal, quando tiver certeza da quantidade.
Cuidado
para não distribuir nome de um membro de um casal e haver o seu par, por
exemplo: alguém recebeu o nome DAVI e ninguém recebeu MICAL.
Vocês
podem indagar: E se minha classe for só de mulheres, ou só de homens, ou mesmo
mista e não conseguir formar casal mulher com homem?
A
ideia aqui é a formação de casais da Bíblia, não tem ou não deve haver qualquer
conotação de formação de casais do mesmo sexo.
-
Atentando, para as informações já expostas, distribuam os nomes dos membros dos
casais.
-
Agora, solicitem para que formem os pares, por exemplo: Zacarias deve procurar
Izabel e vice-versa etc.
-
Quando os casais estiverem formados, organizem todos os pares em um círculo.
-
Falem: A ideia aqui é a formação de casais da Bíblia, não tem ou não deve haver
qualquer conotação de formação de casais do mesmo sexo.
-
Peçam para que os casais se apresentem, falando: Eu sou Ananias, eu sou
Safira...
-
Falem: O que vocês observam desta formação dos casais?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos apontem que cada casal é formado por homem e mulher.
-
Falem que este é o modelo de casamento bíblico e em seguida leiam:
“E
criou Deus o homem à sua imagem; á imagem de Deus o criou; macho e fêmea os
criou” (Gn 1.27).
“Portanto,
deixará o varão o seu e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma
carne” (Gn 2.24).
Por
Sulamita Macedo.
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