Dinâmica: Meu
casamento na lixeira
Objetivo
Conscientizar os jovens de que não devemos repetir os erros
daqueles que vivem um mal casamento.
Materiais didáticos:
Papel para cada aluno
lápis ou caneta para cada participante
Lixeira
Atividade didática
Entregue uma caneta e um papel para cada jovem. Solicite que
eles escrevam no papel o que é necessário para estar preparado para um
casamento e ter um casamento feliz. Estabeleça um tempo para que eles escrevam
o que pensam sobre o assunto. Logo após peça a todos que amassem bem o papel
que eles escreveram. Depois de amassado todos devem jogar os papeis na lixeira.
Neste momento pergunte o que eles acharam desta atitude tomada. Ouça-os
atentamente. Explique que a atitude de jogar o que eles escreveram na lixeira
sem nem ao menos ser lido parece ser absurda, no entanto é o que vem ocorrendo
ao logo dos anos por muitos cristãos que se casam. Eles sabem as regras de como
se preparar para ter um bom casamento, sabem o que deve ser feito para se ter
um casamento feliz, todavia ao invés de pegar todo esse conhecimento colocar em
prática, depois de casados jogam o que eles conhecem na lixeira, e procuram
fazer as coisas de forma diferente. Agora pergunte: o que pode ocorrer com um
casamento de um jovem que sabe o preparo que deve haver para uma vida a dois,
sabe o que deve fazer para ter um casamento feliz, entretanto decide colocar
tudo o que sabe na lixeira? Mais uma vez ouço-os atentamente. Explique que
nenhum casamento é perfeito, mas quando procuramos nos preparar para uma vida a
dois e colocarmos em prática tudo o que aprendemos sobre uma boa convivência,
fica mais fácil de superar os obstáculos que surgem ao longo do caminho.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
Nenhum comentário:
Postar um comentário