Jovens:SEGUIDORES DE CRISTO: Testemunhando numa sociedade em ruínas
COMENTARISTA: VALMIR NASCIMENTO
COMENTARISTA: PROF. RAFAEL ALVES CRUZ
LIÇÃO Nº 10 – OS PERIGOS E AS OPORTUNIDADES DAS REDES SOCIAIS
...
INTRODUÇÃO
A Paz do Senhor querido leitor e acompanhante do nosso blog.
Algo não podemos negar no nosso dia a
dia: as redes sociais estão cada vez mais presentes. Redes sociais, no
mundo virtual, são sites e aplicativos que operam em níveis diversos —
como profissional, de relacionamento, dentre outros — mas sempre
permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou
empresas.
Qual de nós não possui rede social? Não
ter uma rede social hoje é como se você não possuísse um documento muito
importante, como o CPF por exemplo. Difícil ficar fora desse mundo
virtual. Mas se elas fazem parte do nosso dia a dia, como podemos
usa-las para o bem e para o crescimento da obra do Senhor?
A Lição de hoje vem nos falar sobre como podemos usar essa ferramenta tão poderosa para glorificar o nome do Senhor.
I – O FENÔMENO DAS REDES SOCIAIS E SEUS BENEFÍCIOS
1 – A explosão das redes sociais
Quando falamos em rede social, o que vem
à mente em primeiro lugar são sites como Facebook, Twitter e LinkedIn
ou aplicativos como Snapchat e Instagram, típicos da atualidade. Mas a
ideia, no entanto, é bem mais antiga: na sociologia, por exemplo, o
conceito de rede social é utilizado para analisar interações entre
indivíduos, grupos, organizações ou até sociedades inteiras desde o
final do século XIX.
Foi na década de 1990, com a internet
disponível, que a ideia de rede social migrou também para o mundo
virtual. Criado em 1997, o site SixDegrees.com é creditado por muitos
como a primeira rede social moderna, pois já permitia que usuários
tivessem um perfil e adicionassem outros participantes, em um formato
parecido com o que conhecemos hoje.
Segundo a pesquisa Digital in 2016, da
We Are Social, realizada ao longo do último trimestre de 2015, temos
hoje no Brasil uma média de 45% da população ativa em redes sociais de
todos os tipos. Já os dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, da
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, mostram
que 65% dos jovens entrevistados, com até 25 anos, acessam internet
todos os dias aqui no país.
As redes sociais não ficam apenas
restritas as pessoas e seus amigos, as empresas também aderiram as
redes. Uma pesquisa da Social Media Trends de 2017 afirma que a maioria
das empresas apresentam um (31,7%) ou dois (31%) profissionais
envolvidos com as redes sociais. No Brasil, 92,1% das empresas estão
presentes nelas.
Outro dado interessante é que o Brasil
foi apontado como o segundo país que mais passa tempo nas redes sociais.
A média diária de uso das redes por usuário é de 3h43min, o que deixa o
país atrás apenas da Filipinas, que possui a média de 4h17min.
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