Dinâmica:
Sopro de Vida
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre o
6º. Mandamento – Não Matarás.
Refletir sobre a morte como
consequência da violência urbana.
Material:
Situação
01 - Se sua classe for dentro da igreja:
02 bexigas de aniversário
01 palito de dentes para
cada aluno
06 folhas de papel ofício
01 pincel atômico
01 lixeira ou 01 saco para
lixo
Situação
02 – Se sua classe for fora da igreja:
02 bexigas de aniversário
01 bexiga para cada aluno
01 palito de dentes para
cada aluno.
Procedimento:
- Peçam para que 01 aluno
leia o versículo abaixo:
“E formou o Senhor Deus o
homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi
feito alma vivente”(Gn 2:7).
Enquanto ele ler, vocês
sopram uma bexiga de aniversário e dão um nó para o ar não escapar.
- Falem: Esta bexiga cheia
de ar está representando a vida do ser humano, pois sem a vida ficaria assim:
mostrem uma bexiga vazia ou estourem a bexiga.
Evitem estourar a bexiga se
a sua classe for dentro da igreja.
- Falem: Nesta lição, vamos
estudar sobre o 6º. Mandamento: Não Matarás.
- Entreguem 01 palito de
dente para cada aluno.
- Falem: O palito de dente
representa a “arma” para acabar a vida do outro.
- Perguntem: Quais são as
formas de tirar a vida de alguém?
Espera-se que os alunos
falem sobre aborto, assassinato, pena de morte, Eutanásia, nas guerras, quando
alguém decide tirar sua própria vida através do suicídio e até de forma
figurada “acabar a vida de outrem” por palavras e atitudes.
Se sua classe for dentro da
igreja: Escrevam estas respostas em folhas de papel ofício separadas. Quando
vocês lerem cada uma, amassem e joguem numa lixeira, simbolizando a retirada de
vida, através de variadas formas.
Se sua classe for fora da
igreja: Escrevam cada resposta em 01 bexiga cheia de ar e depois peçam para que
um ou mais alunos estourem as bolas usando os palitos de dentes.
- Falem: O palito, a “arma”,
não deve ser utilizado para tirar sua vida ou de alguém, pois a Bíblia
recomenda “Não Matarás”. A vida é um dom de Deus, somente Ele pode tirá-la.
- Leiam:
“O Senhor é o que tira a
vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela”(1 Sm 2:6).
“E Jesus disse-lhe: Amarás
ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu
pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a
este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mt 22:37-39).
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Não Furtarás
Introduzir o estudo sobre o
8º. Mandamento “Não Furtarás”, observando a amplitude de seu significado.
Refletir sobre o furto como
consequência da violência urbana.
Material:
01 folha de papel ofício
para cada grupo, contendo uma situação a ser analisada(vejam no procedimento)
Procedimento:
- Dividam a turma em 05
grupos.
- Entreguem para cada grupo,
uma 01 folha de papel ofício, contendo uma situação a ser analisada.
Para o grupo 01 - Situação
01:
Fulano recebe de troco uma
nota falsificada, mas não percebe. Em outra loja ao pagar um objeto, foi
detectado pelo caixa que a cédula era falsa. Ele ficou muito chateado. Ele se
desculpa e sai da loja e, depois de várias tentativas, consegue enfim passar a
nota falsa em outro estabelecimento sem ser observado.
Para o grupo 2 - Situação
02:
Fulano está desempregado e
para manter sua família está vendendo CD e DVD pirata.
Para o grupo 3 - Situação
03:
Fulano está vendendo um
carro que está com vários problemas, mas ele afirma para um interessado em
comprá-lo que o carro está em perfeito estado, pois fazia manutenção periódica.
Para o grupo 4 - Situação
04:
Fulano não é estudante,
porém usa uma carteira de estudante que comprou de um colega.
Para o grupo 5 - Situação
05:
Fulano usa um aparelho de
celular de excelente qualidade e que custa um bom dinheiro. Porém ele adquiriu
o celular por algumas notas de 10,00 reais e não tem nota fiscal.
- peçam para cada grupo
analisar a situação observando sob o critério da honestidade.
Depois, os grupos devem ler
a situação para a classe e falar sobre o que analisaram do caso.
- Em seguida, a partir
destas situações e análises dos grupos, reflitam com os alunos sobre o que é
furtar e sua abrangência.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário