Para analisar as motivações
para ajudar aos necessitados, apresentem a figura abaixo:
- Perguntem para os alunos:
O
que é oração? Deve ser espontânea ou repetitiva?
O
que é jejum? Para que serve?
Observem
as respostas dos alunos e depois acrescentem outras informações, corrigindo
algo se necessário.
-
Depois coloquem no quadro ou cartolina as seguintes frases:
Como
orar e jejuar?
Onde
orar?
Por
que orar e jejuar?
Quando
orar e jejuar?
Trabalhem
as respostas dessas perguntas, buscando sempre a participação dos alunos.
-
Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Caminhando em Oração”.
- Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caminhando em Oração
Objetivo:
Compartilhar
motivos de oração e agradecer as bênçãos recebidas.
Material:
01
tapete
Rosas
Pedras
grandes e pequenas
Versículos
bíblicos sobre oração.
Procedimento:
-
Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma:
tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
-
Expliquem o que cada objeto representa:
Tapete:
caminho da vida cristã
Rosas:
bênçãos recebidas
Pedras:
as dificuldades que enfrentamos
Os
versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos
-
Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos que
representam o que ele está vivenciando, por exemplo:
Ele
pode pegar uma pedra grande, por considerar o seu problema de difícil solução e
ainda escolher um versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele
pode pegar uma pedra e uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória já alcançada.
-
Para finalizar, façam uma oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas
e agradeçam pelas bênçãos já alcançadas.
Observações:
-
Se sua classe funcionar dentro da Igreja e não houver outro espaço para
realizar a dinâmica com o material já descrito, sugiro que utilize figuras de
pedras e de rosas, coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos.
E mesmo sentados, passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário