Dinâmica: Emanuel
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre o sinal do Emanuel.
Promover
socialização entre os alunos, através da apresentação do seu nome, seu significado
ou algo relacionado à escolha dele.
Material:
Lista
nominal dos nomes dos alunos.
Papel
colorido ou cartolina para escrever o nome do aluno e o significado do nome.
Procedimento:
Antes da aula:
Durante
a semana procurem o significado dos nomes dos alunos em livros ou sites
específicos.
Organizem
em pedaços de papel colorido ou cartolina o nome do aluno e o significado, como
no exemplo abaixo:
Sulamita
|
Que possui a
perfeição
|
A preferida de
Salomão
|
Durante a aula:
-
Façam uma surpresa para os alunos, entregando o significado do nome de cada um.
-
Peçam para que os alunos expressem o que acharam do significado do nome e o que
acham da escolha deste nome para eles/elas.
Para
aqueles nomes que vocês não encontraram o significado, perguntem para o aluno
quem escolheu esse nome e/ou conte algo relacionado a ele.
Algumas
pessoas, nesse momento, se emocionam por lembrarem-se de entes queridos que já
partiram ou mesmo por recordarem-se da infância e até de apelidos.
-
Depois, falem: A escolha do nome de uma pessoa é muito importante. No Antigo
Testamento, o nome das pessoas relacionava-se com suas características e também
ao caráter. Alguns personagens bíblicos tiveram seus nomes modificados devido a
uma experiência com Deus.
-
Escrevam no quadro a palavra EMANUEL.
-
Perguntem: A quem se refere o nome EMANUEL e qual seu significado?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem que se refere a Jesus e o
significado é “Deus conosco”.
-
Agora, falem: É sobre o sinal do Emanuel que vamos estudar na aula de hoje.
Por
Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário