Dinâmica: Ação de Resistência
Objetivo:
Refletir
sobre o cuidado que a família deve ter para a construção de um lar feliz.
Material:
Uma
sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma
sombrinha quebrada
¼
da folha de papel ofício para cada aluno
01
coleção de lápis hidrocor
01
rolo de fita adesiva
Papéis
coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão
Procedimento:
-
Apresentem a sombrinha fechada.
-
Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva
ou do sol ou do vento forte.
-
Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora
abram a sombrinha).
-
Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação
a família, que vem sofrendo ataques do inimigo para atingi-la, destruindo a
formação de um lar feliz.
-
Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada
um escreva uma palavra que resuma as dificuldades para a contrução de lar
feliz.
-
Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha,
simbolizando que os ataques são externos, isto é, na sociedade etc.
Vocês
devem acrescentar outros tipos de ataques apresentados na lição, caso eles não
tenham sido apontados pelos alunos.
Depois,
leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
-
Perguntem: O que estas dificuldades podem causar na família?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes problemas podem destruir
a família, ficando sem a proteção, perdendo os valores cristãos, sem comunhão,
sem perdão etc.
A
sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte
etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao
cuidado com o tipo de ação protetiva que cultivamos na família, para que não
fique desprovida de ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.
-
Falem: Mas, o que a família pode fazer?
Distribuam
os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.
Peçam
para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que
a família deve fazer para permanecer firme diante dos problemas enfrentados.
Depois,
pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que
as ações de resistência estão na família.
Leiam
cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por
isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra
estes problemas, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.
A
sombrinha fechada ou quebrada indica que a família está completamente
vulnerável aos ataques do inimigo.
-
Leiam “Sujeitai-vos, pois, a Deus,
resisti ao diabo, ele fugirá de vós”(Tg 4.7).
-
Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente
a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto
nos remete ao aspecto de que a família não pode se esquecer de estar sempre
cuidando de sua proteção contra as investidas malignas, que destroem a formação
segundo o coração de Deus.
Ideia
original do uso da sombrinha como proteção em dinâmica desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário