segunda-feira, 23 de maio de 2016

Dinâmica da Lição 09: Conflitos familiares (Jovens)

Dinâmica: Gotas de Óleo

Objetivo: Refletir sobre o que origina os problemas familiares e as indicações de como solucioná-los.

Material:
Cópia de texto “Algumas gotas de óleo”(postado abaixo)
01 dobradiça
01 frasco com óleo lubrificante
Nomes digitados: Gotas de Compreensão, Perdão, Paciência, Carinho, Solidariedade, Fraternidade, Amor, Afeição, Silêncio.
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
01 rolo de fita adesiva

Procedimento:
1 – Dividam a turma em dois grupos.
2 – Distribuam uma parte do texto “Algumas gostas de óleo”, isto é, somente os dois primeiros parágrafos:
“Num quarto modesto, o doente grave pedia silêncio. Mas a velha porta rangia nas dobradiças cada vez que alguém a abria ou fechava. O momento solicitava quietude, mas não era oportuno para a reparação adequada.
Com a passagem do médico, a porta rangia, nas idas e vindas do enfermeiro, no trânsito dos familiares e amigos, eis a porta a chiar, estridente. Aquela circunstância trazia ao enfermo e a todos que lhe prestavam assistência e carinho, verdadeira guerra de nervos. Contudo, depois de várias horas de incômodo, chegou um vizinho e colocou algumas gotas de óleo lubrificante na antiga engrenagem e a porta silenciou tranquila e obediente.”
3 – Agora, forneçam algumas orientações:
Para o grupo 01: ler os dois parágrafos e fazer uma relação entre a porta que rangia nas dobradiças com os conflitos familiares. Que pontos eles podem apresentar sobre isto?
Apresentar o resultado em uma cartolina.
Entreguem para este grupo 01 dobradiça, 01 cartolina e 01 pincel atômico.
Para o grupo 02: ler os dois parágrafos e fazer uma relação entre o óleo que foi colocado na dobradiça com a diminuição dos conflitos familiares. Que pontos eles podem apresentar sobre isto?
Apresentar o resultado em 01 cartolina.
Entreguem para este grupo o frasco de óleo lubrificante, 01 cartolina e 01 pincel atômico.
Tempo para organização: 10 minutos no máximo.
4 – Os grupos devem apresentar o resultado de forma objetiva, em 03 minutos.
Colocar as cartolinas fixadas no quadro ou parede, próximo aos alunos.
5 – Agora, distribuam o texto completo para os alunos e realizem a leitura de forma compartilhada:
Algumas gotas de óleo
Num quarto modesto, o doente grave pedia silêncio. Mas a velha porta rangia nas dobradiças cada vez que alguém a abria ou fechava. O momento solicitava quietude, mas não era oportuno para a reparação adequada.
Com a passagem do médico, a porta rangia, nas idas e vindas do enfermeiro, no trânsito dos familiares e amigos, eis a porta a chiar, estridente. Aquela circunstância trazia ao enfermo e a todos que lhe prestavam assistência e carinho, verdadeira guerra de nervos. Contudo, depois de várias horas de incômodo, chegou um vizinho e colocou algumas gotas de óleo lubrificante na antiga engrenagem e a porta silenciou tranquila e obediente.
A lição é singela, mas muito expressiva. Em muitas ocasiões há tumulto dentro de nossos lares, no ambiente de trabalho, numa reunião qualquer. São as dobradiças das relações fazendo barulho inconveniente. São problemas complexos, conflitos, inquietações, abalos… Entretanto, na maioria dos casos nós podemos apresentar a cooperação definitiva para a extinção das discórdias.
Basta que nos lembremos do recurso infalível de algumas gotas de compreensão e a situação muda. Algumas gotas de perdão acabam de imediato com o chiado das discussões mais calorosas. Gotas de paciência no momento oportuno podem evitar grandes dissabores. Poucas gotas de carinho penetram as barreiras mais sólidas e produzem efeitos duradouros e salutares. Algumas gotas de solidariedade e fraternidade podem conter uma guerra de muitos anos. É com algumas gotas de amor que as mães dedicadas abrem as portas mais emperradas dos corações confiados à sua guarda. São as gotas de puro afeto que penetram e dulcificam as almas ressecadas de esposas e esposos, ajudando na manutenção da convivência duradoura.
Nas relações de amizade, por vezes, algumas gotas de afeição são suficientes para lubrificar as engrenagens e evitar os ruídos estridentes da discórdia e da intolerância.
Dessa forma, quando você perceber que as dobradiças das relações estão fazendo barulho inconveniente, não espere que o vizinho venha solucionar o problema. Lembre-se que você poderá silenciar qualquer discórdia lançando mão do óleo lubrificante do amor, útil em qualquer circunstância, e sem contra indicação.
Não é preciso grandes virtudes para lograr êxito nessa empreitada. Basta agir com sabedoria e bom senso. Às vezes, são necessárias apenas algumas gotas de silêncio para conter o ruído desagradável de uma discussão infeliz.
E se você é daqueles que pensa que os pequenos gestos nada significam, lembre-se de que as grandes montanhas são constituídas de pequenos grãos de areia(autoria do texto desconhecida).
6 - Após a leitura, perguntem aos alunos quais foram as gotas de óleo mencionadas no texto.
À medida que as gotas forem citadas, coloquem os nomes das gotas( já  digitadas),  no quadro: Gotas de Compreensão, Perdão, Paciência, Carinho, Solidariedade, Fraternidade, Amor, Afeição, Silêncio.
7 – Em seguida, façam uma reflexão entre o que os alunos apontaram para os conflitos(a porta que rangia) e o óleo, que motivou a solução da situação incômoda, com os pontos levantados no texto.
8 – Para, concluir, façam também uma análise sobre este trecho do texto:
“Contudo, depois de várias horas de incômodo, chegou um vizinho e colocou algumas gotas de óleo lubrificante na antiga engrenagem e a porta silenciou tranquila e obediente”. Ao ler, enfatizem a parte em negrito.
Perguntem: o que pode significar “a ação do vizinho”, com relação aos problemas familiares?
Certamente, haverá respostas semelhantes a esta: alguém que está fora da situação de conflito enxerga melhor como solucionar os problemas, por não estar envolvido de forma direta, mas percebe, entende e coopera com o grupo familiar.


Por Sulamita Macedo
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/



DINÂMICA 02 - LIÇÃO 08
Dinâmica: Purificados por Cristo, para uma nova vida em Cristo
Objetivo:
Refletir sobre o que origina os problemas familiares e as indicações de como solucioná-los.

Material didático:
Cartolina
Pincel atômico
01 rolo de fita adesiva

Atividade Didática:
Antes da aula:
Escreva em uma cartolina o seguinte tem: Causas dos conflitos em família. Logo abaixo escreva s seguintes causas: Temperamentos diferentes, Falta de confiança, Tratamento grosseiro, Dívidas, Infidelidade.
Durante a aula:
Explique que a relação em família é complexa, pois cada ser humano é singular em relação a sua história, temperamento, idade, composição genética, etc... Nos diversos relacionamentos, as diferenças individuais quanto às percepções e necessidades emergem, pois cada pessoa forma a sua própria percepção e tem necessidades num determinado momento. Essas diferenças no contexto relacional tornam-se as bases dos conflitos. Divida a turma em dois grupos, apresente aos grupos a cartolina indicando as causas básicas dos vários conflitos em família que são: Temperamentos diferentes, Falta de confiança, Tratamento grosseiro, Dívidas, Infidelidade.  O primeiro grupo irá explicar de que forma essas causas podem gerar conflitos em família. O segundo grupo irá mostrar o que fazer para evitar que surjam as causas apresentadas dos conflitos no seio da família. Estabeleça um tempo determinado para cada grupo elaborar suas teses e para apresentá-las a classe. Encerre fazendo as considerações que a se fizerem necessárias.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
http://www.ensinadorcristao.com.br

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