Dinâmica: Deveres do cristão com o governo
Divida a turma em três grupos. Cada grupo ficará responsável por um tema proposto pelo professor. Sugerimos os seguintes temas: O
cristão deve orar pelos governos (1 Timóteo 2:1-2); O cristão deve
pagar os seus impostos (Mateus 22:21; Romanos 13:6-7); O cristão deve
honrar e obedecer o governo e suas leis (1 Pedro 2:13, 17; Romanos
13:1-2, 5, 7)
Diante disso, propõe-se um debate sobre o assunto. Comunique que será realizado um debate orientado sobre os deveres do cristão com o governo.
A sequência na condução do debate será: O professor faz a pergunta um
dos alunos dá a resposta e o outro faz a argumentação seguida da análise
do professor. É necessário que o professor procure manter o equilíbrio
do debate e não permitir sair do tema, desorganização ou confusão.
Encerre o debate deixado claro que há um limite básico para a obediência
do cristão ao governo: ele tem que obedecer a Deus antes que ao homem
(Atos 5:29). O cristão não pode nunca permitir que qualquer autoridade,
de qualquer tipo, suplante a autoridade de Cristo. A autoridade de
Cristo está acima da autoridade do pai, do esposo, do presbítero da
igreja, do chefe no trabalho ou do funcionário do governo. Nunca podemos
desculpar a desobediência a Deus baseados em alguma lei ou decisão do
governo. Temos que obedecer a Deus antes que ao homem.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os
pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula.
Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e
espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas
de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de
conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de
aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais
importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá
inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser
criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Ideia original: Débora Frreira da Costa
Adaptado por Roberto José
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