Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Inclusão
Objetivo:
Refletir sobre a importância de estar incluído no grupo e estar acessível a
aceitar outras pessoas no grupo.
Material(humano):
Quantidade de pessoas em número ímpar.
Procedimento:
1
- Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.
2
- Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já!
Sobrará sempre uma pessoa.
3
- Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:
-
Como você se sentiu por não está formando uma dupla?
-
É ruim não está incluído?
4
- Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:
Como
se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?
5
- Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma
quantidade de pessoas em número ímpar.
Falem
que a cada comando(dizer Agora! ou Já!), as duplas devem ser formadas por
pessoas diferentes.
6
- Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:
-
Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.
-
Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla ora ficar “excluído”.
-
Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.
7
– Finalizem, enfatizando a importância:
-
De cada pessoa não se isolar do grupo, pois precisamos conviver juntos em
unidade e comunhão.
-
Da Igreja agregar, aos já participantes,
outros que chegam para integrar o grupo.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário