segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Dinâmica Lição 02: Como os pentecostais interpretam a Bíblia



Dinâmica: Interpretando
 
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a importância da correta interpretação bíblica.
 
Material:
01 texto para cada aluno(vejam no procedimento)
 
Procedimento:
1 - Distribuam para cada aluno uma cópia do texto abaixo:
Narrador(a): professor(a):
Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel e caneta. Escreveu assim.
Homem rico: “Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”.
Narrador(a): professor(a):
Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro candidatos à sua fortuna.
A) Narrador(a): professor(a): O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Sobrinho:
Deixo meus bens à minha irmã? Não!
A meu sobrinho.
Jamais será paga a conta do padeiro.
Nada dou aos pobres.
B) Narrador(a): professor(a): A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:
Irmã:
Deixo meus bens à minha irmã.
Não a meu sobrinho.
Jamais será paga a conta do padeiro.
Nada dou aos pobres.
C) Narrador(a): professor(a): O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:
Padeiro:
Deixo meus bens à minha irmã? Não!
A meu sobrinho? Jamais!
Será paga a conta do padeiro.
Nada dou aos pobres.
D) Narrador(a): professor(a): Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
Descamisado:
Deixo meus bens à minha irmã? Não!
A meu sobrinho? Jamais!
Será paga a conta do padeiro? Nada!
Dou aos pobres.
Autoria do texto desconhecida.
Texto adaptado por Sulamita Macedo.
2 – Escolham 05 alunos para representar os personagens da história acima: o homem rico, o sobrinho, a irmã, o padeiro e o descamisado.
Expliquem que no texto já está indicada a fala de cada um.
3 – Realizem a leitura do texto de acordo com a orientação contida no item 2.
4 – Após a leitura, analisem a história sob o ponto de vista de cada personagem e a razão de cada versão.
5 – Para concluir, falem que o desejo do homem rico escrito no papel sem pontuação levou os 4 herdeiros a ler o conteúdo de acordo com seus interesses. A interpretação de um pequeno texto pode ser interpretado de diversas maneiras.
Entretanto, a interpretação bíblica(tema de aula de hoje), para que seja feita de forma correta e confiável, requer cuidados e requisitos que devem ser observados por quem ler e estuda a Palavra de Deus.
 
Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário